O Uso da Escala Servqual na Avaliação da Qualidade Percebida de uma Instituição Bancária Localizada em Londrina-PR

  • Thais Accioly Baccaro Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
  • Fabiano Palhares Galão Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Palavras-chave: Qualidade Percebida, SERVQUAL, Serviços Bancários.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade percebida dos serviços prestados por uma instituição bancária localizada em Londrina – PR, por meio da escala SERVQUAL. Para tanto foi aplicada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, por meio de survey com 190 clientes de um banco privado. A análise dos dados envolveu os cálculos das médias e desvio padrão de cada uma das variáveis, bem como a aplicação de testes de médias e análise por conglomerados. Pela análise das médias percebeu-se que em todas as variáveis pesquisadas a percepção é menor que a expectativa. Com a utilização da análise de cluster verificou-se que a amostra se divide em três grupos: os “Satisfeitos, os “Exigentes” e os “Indiferentes”. Nos “Satisfeitos” as expectativas são altas, porém a percepção também é alta, o que representa que o banco está suprindo as necessidades desses clientes. Nos “Exigentes” as percepções são menores que as expectativas, representando que o banco está falhando na prestação dos serviços. E nos “Indiferentes”, apesar de não haver diferença estatística significativa entre expectativas e percepções, o que representaria qualidade satisfatória, as médias atribuídas são muito baixas, demonstrando que o cliente não espera muito do banco, e o que ele espera tem sido atendido.

Biografia do Autor

Thais Accioly Baccaro, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Doutoranda em Administração de Organizações pela FEARP/USP; Mestre em Administração de Organizações pela FEARP/USP; Docente e Pesquisadora da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR; E-mail: thaisbaccaro@sercomtel.com.br
Fabiano Palhares Galão, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Doutorando em Administração pela FEA/USP; Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - (PPA-UEL/UEM); Especialista em Marketing; Docente da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR; E-mail: fabiano.galao@unopar.br
Publicado
2012-04-10
Seção
Artigos Originais