A Pedagogia da Alternância como uma Proposta de Desenvolvimento Rural no Município de Castelo, Espírito Santo

Sharinna Venturim Zanuncio

Resumo


A Pedagogia da Alternância (PA) consiste numa metodologia de organização do ensino escolar que conjuga diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos e tem como finalidade uma formação profissional para o meio rural, datando seu início em 1935 a partir de um grupo de agricultores franceses. No Brasil, a PA começou em 1969 no Estado do Espírito Santo, com as primeiras Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s). Desta forma, objetivou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, analisar o modelo educativo da PA e promover a divulgação da mesma, desvendando como esta, ao ser adotada pela EFA, poderá contribuir para o desenvolvimento rural local, influenciando as mudanças sociais, quanto à organização das famílias de agricultores do entorno da EFA do Município de Castelo - ES e suas relações com entidades parceiras, de forma a construírem estratégias de sobrevivência e de manutenção deste segmento, impactando na vida dos jovens rurais. Percebeu-se que esta metodologia é uma alternativa para a Educação no campo, já que o ensino nesse contexto não contempla as especificidades e necessidades da população que vive no meio rural. Alguns problemas educacionais encontrados nas escolas no meio rural dão origem à necessidade de uma proposta educacional específica para o campo, dentre eles: a escola desvinculada da realidade local, a falta de recursos para atividades básicas do campo, a necessidade dos alunos ficarem na propriedade com sua família para trabalhar e terem dificuldades de acompanhar o calendário tradicional das escolas, a desvalorização da escola multisseriada e a falta de vagas nas escolas agrotécnicas.

Palavras-chave


Pedagogia da Alternância; Educação do Campo; Escola Família Agrícola.

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Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9176 On-line
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ISSN 1516-2664 Versão impressa interrompido em 2019

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