A Pedagogia da Alternância como uma Proposta de Desenvolvimento Rural no Município de Castelo, Espírito Santo
Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Escola Família Agrícola.
Resumo
A Pedagogia da Alternância (PA) consiste numa metodologia de organização do ensino escolar que conjuga diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos e tem como finalidade uma formação profissional para o meio rural, datando seu início em 1935 a partir de um grupo de agricultores franceses. No Brasil, a PA começou em 1969 no Estado do Espírito Santo, com as primeiras Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s). Desta forma, objetivou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, analisar o modelo educativo da PA e promover a divulgação da mesma, desvendando como esta, ao ser adotada pela EFA, poderá contribuir para o desenvolvimento rural local, influenciando as mudanças sociais, quanto à organização das famílias de agricultores do entorno da EFA do Município de Castelo - ES e suas relações com entidades parceiras, de forma a construírem estratégias de sobrevivência e de manutenção deste segmento, impactando na vida dos jovens rurais. Percebeu-se que esta metodologia é uma alternativa para a Educação no campo, já que o ensino nesse contexto não contempla as especificidades e necessidades da população que vive no meio rural. Alguns problemas educacionais encontrados nas escolas no meio rural dão origem à necessidade de uma proposta educacional específica para o campo, dentre eles: a escola desvinculada da realidade local, a falta de recursos para atividades básicas do campo, a necessidade dos alunos ficarem na propriedade com sua família para trabalhar e terem dificuldades de acompanhar o calendário tradicional das escolas, a desvalorização da escola multisseriada e a falta de vagas nas escolas agrotécnicas.
Publicado
2011-08-11
Edição
Seção
Relatos de Caso ou Técnicas
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