A Contribuição do Pensamento de Antonio Gramsci na Contribuição da Perspectiva Crítica no Serviço Social

  • Ruy Gustavo da Silva Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Maria Cristina de Brito Araujo Cunha Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • Joaquim Martins Junior Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Palavras-chave: Intelectuais, Hegemonia, Serviço Social

Resumo

Antonio Gramsci foi um pensador comunista italiano que, ao perceber falhas no funcionamento do partido comunista italiano, começou a criticar o fascismo de Mussolini, fato que o levou à prisão, onde escreveu os seus principais trabalhos, O presente estudo pretende estabelecer o papel dos escritos deste autor em relação à emancipação do homem enquanto portador de direitos sociais, bem como a importância da sua obra para a formação do assistente social. O estudo revelou que Gramsci reconhecia a importância dos fatores estruturais, especialmente da economia, não obstante não acreditasse que estes fatores pudessem provocar a revolta das massas. Mesmo assim, viu que, em seu país, a tarefa mais difícil, para um revolucionário, era a de convencer as vítimas da repressão do que eram capazes. Assim sendo, desenvolveu uma teoria que viria complementar a teoria marxista, tendo como conceito central a hegemonia cultural, na qual os elementos fundamentais da repressão não seriam os econômicos, mas os de ordem cultural. E, ao verificar que o ingrediente fundamental da filosofia da práxis, ou seja, do marxismo, era o vínculo entre pensamento e ação, definiu a hegemonia como a liderança cultural exercida pela classe dominante. O estudo demonstrou, ainda, que a formação dos assistentes sociais não definia uma consciência política e social para a intervenção nas questões sociais e que havia uma deficiência em relação à consciência de classe, o que, muitas vezes, levava à produção de práticas alienadas, que favoreciam a submissão da classe operária e o consequente fortalecimento da hegemonia da classe burguesa dominante. Sendo assim, foi possível traçar um paralelo entre o pensamento do autor e a construção da identidade profissional do serviço social, uma vez que na história desta profissão a classe dominante sempre fez uso da sua prática para manter a hegemonia e o poder sobre a classe subalterna. E hoje, emparte graças à influência de pensadores como Gramsci, o objeto de estudo desta disciplina é o homem independente, crítico e sujeito da sua própria história.

Biografia do Autor

Ruy Gustavo da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Mestrando em História da Educação na Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá - PR
Maria Cristina de Brito Araujo Cunha, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Docente do Centro Universitario de Maringá - CESUMAR, Maringá - PR
Joaquim Martins Junior, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Drof. Dr. do Curso de Educação Física do CESUMAR.
Publicado
2012-12-13
Seção
Resenhas