Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos

  • Dércia Antunes de Souza Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Sergio Feliciano Crispim Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Marcos Antonio Gaspar Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Rosângela Sarmento Silva Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Luis Paulo Bresciani Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Palavras-chave: Internacionalização de Empresas, Globalização, Teorias de Internacionalização

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira do segmento de insumos químicos e adesivos sob o prisma das teorias de poder de mercado e do comportamento organizacional. É um estudo de caso instrumental, que teve como fontes de dados os documentos fornecidos pela empresa, entrevistas com seus executivos, informações disponíveis em seu website e anuários de comércio exterior. Adotou-se o procedimento de adequação à teoria, já que os dados obtidos empiricamente foram contrastados com elementos de teorias já consolidadas. Conclui-se que a estratégia adotada pela Artecola ajusta-se à Teoria do Poder de Mercado de Hymer, ou seja, a empresa buscou intensificar sua posição no exterior e expandir suas operações para outros mercados quando as possibilidades de concentração de mercado se exauriram nos países em que já operava. E, também, que é coerente com a Teoria Comportamental do Modelo de Uppsala, que identifica a distância psíquica como fator relevante na escolha de um país pela empresa que decide se internacionalizar.

Biografia do Autor

Dércia Antunes de Souza, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Doutoranda em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. E-mail: derciaantunes@uol.com.br
Sergio Feliciano Crispim, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Doutor em Administração pela USP, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (M/D) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. E-mail: scripim@uol.com.br
Marcos Antonio Gaspar, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Doutor em Administração pela USP, Professor do PPGA da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. E-mail: marcos.gaspar@uscs.edu.br
Rosângela Sarmento Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Mestranda em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. E-mail: rosangelasarmento13@gmail.com
Luis Paulo Bresciani, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Doutor em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (M/D) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. E-mail: lpbresciani@uscs.edu.br
Publicado
2012-10-08
Seção
Artigos Originais