<b>Satisfação no Trabalho: Estudo de Caso em uma Cooperativa de Crédito do Setor Público

  • Luciano Zille Pereira Faculdade Novos Horizontes
  • Jose Klemens Duarte Pessoa Faculdade Novos Horizontes
Palavras-chave: Comportamento Organizacional, Satisfação no Trabalho, Cooperativa de Crédito, Setor Público

Resumo

O estudo teve como objetivo central investigar a satisfação no trabalho de empregados de uma Cooperativa de Crédito. Teoricamente o estudo ancorou em Siqueira et al. (2008). Em termos metodológicos, adotou-se a abordagem quantitativa, realizando pesquisa descritiva e, como estratégia, o estudo de campo e de caso. O foco do estudo foi uma Cooperativa de Crédito voltada para o setor público, localizada na cidade de Belo Horizonte - MG, com 12 funcionários, dos quais, por acessibilidade, 10 compuseram a amostra. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário. A análise dos dados se deu por meio da estatística descritiva, compreendendo medidas descritivas como média, moda, desvio padrão, mediana e percentis. Quanto à avaliação de diferença entre os escores referentes às satisfações no trabalho foi utilizado o teste não paramétrico de Friedman. Para a avaliação de diferenças entre os setores da instituição e os fatores referentes à satisfação no trabalho, foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Em termos de resultados globais constatou-se uma situação variando entre satisfação e indiferença, ou seja, nem satisfação e nem insatisfação com o contexto de trabalho pesquisado. Não houve diferença significativa entre os setores avaliados. Os fatores que apontaram satisfação foram satisfação com a chefia, com colegas de trabalho e com o trabalho em si. Já os fatores que foram avaliados como indiferentes foram o salário, falta de estabilidade na relação de emprego e falta de critérios adequados para decisão em relação às promoções.

Biografia do Autor

Luciano Zille Pereira, Faculdade Novos Horizontes
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais; Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes; Ex-Professor da Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Viçosa/MG. e-mail alternativo: luciano.zille@unihorizontes.br
Jose Klemens Duarte Pessoa, Faculdade Novos Horizontes
Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes; Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes; Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; e em Administração pelas Faculdades Integradas Católica de Brasília.
Publicado
2014-02-11
Seção
Artigos Originais