A Atuação do Pedagogo na Ambiência Hospitalar: Perspectivas e Limites

  • Bruna de Souza Santos Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Celma Regina Borghi Rodriguero Universidade Estadual de Maringá - UEM
Palavras-chave: Atuação do Pedagogo, Contexto hospitalar, Educação em saúde, Formação do Pedagogo

Resumo

Esta pesquisa traz como tema a atuação do pedagogo na ambiência hospitalar, considerando as perspectivas e os limites. Como objetivo geral buscou-se refletir sobre as possibilidades de atuação do pedagogo no contexto hospitalar e, como objetivos específicos, discutir as exigências quanto à formação para o trabalho e as possibilidades de atuação no contexto hospitalar. O interesse em estudar esta temática justifica-se por tratar-se de um tema pouco explorado na formação acadêmica, além de ser pouco conhecido pela sociedade de modo geral, embora se perceba, a partir de leituras realizadas por ocasião da realização de projeto de iniciação científica, ser de grande importância para a ampliação do campo de trabalho e de pesquisa para profissionais da educação, mais especificamente o pedagogo. Sendo a pesquisa de caráter teórico, buscou-se discutir e confrontar as ideias de pesquisadores e teóricos que abordam a temática. Como resultado, pudemos constatar que o trabalho desenvolvido pelo professor no hospital, além de promover a continuidade do processo de desenvolvimento e de aprendizagem, contribui com a recuperação da saúde da criança internada. Verificou-se, ainda, que são poucos os programas desenvolvidos na ambiência hospitalar e as políticas públicas que amparam esse tipo de atendimento, além de não existirem cursos específicos de formação para a atuação pedagógica neste ambiente. Diante disso, acredita-se que ainda há muito que se investigar em relação ao trabalho do pedagogo na ambiência hospitalar.

Biografia do Autor

Bruna de Souza Santos, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Graduada no Curso de Pedagogia com habilitação em licenciatura plena, pela Universidade Estadual de Maringá. E-mail: brunninhamga@hotmail.com
Celma Regina Borghi Rodriguero, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM e Docente Assistente do Departamento de Teoria e Prática da Educação na Universidade Estadual de Maringá – UEM. E-mail: crbrodriguero@uem.com.br
Publicado
2012-09-11
Seção
Artigos Originais