A Atuação do Pedagogo na Ambiência Hospitalar: Perspectivas e Limites
Palavras-chave:
Atuação do Pedagogo, Contexto hospitalar, Educação em saúde, Formação do Pedagogo
Resumo
Esta pesquisa traz como tema a atuação do pedagogo na ambiência hospitalar, considerando as perspectivas e os limites. Como objetivo geral buscou-se refletir sobre as possibilidades de atuação do pedagogo no contexto hospitalar e, como objetivos específicos, discutir as exigências quanto à formação para o trabalho e as possibilidades de atuação no contexto hospitalar. O interesse em estudar esta temática justifica-se por tratar-se de um tema pouco explorado na formação acadêmica, além de ser pouco conhecido pela sociedade de modo geral, embora se perceba, a partir de leituras realizadas por ocasião da realização de projeto de iniciação científica, ser de grande importância para a ampliação do campo de trabalho e de pesquisa para profissionais da educação, mais especificamente o pedagogo. Sendo a pesquisa de caráter teórico, buscou-se discutir e confrontar as ideias de pesquisadores e teóricos que abordam a temática. Como resultado, pudemos constatar que o trabalho desenvolvido pelo professor no hospital, além de promover a continuidade do processo de desenvolvimento e de aprendizagem, contribui com a recuperação da saúde da criança internada. Verificou-se, ainda, que são poucos os programas desenvolvidos na ambiência hospitalar e as políticas públicas que amparam esse tipo de atendimento, além de não existirem cursos específicos de formação para a atuação pedagógica neste ambiente. Diante disso, acredita-se que ainda há muito que se investigar em relação ao trabalho do pedagogo na ambiência hospitalar.
Publicado
2012-09-11
Edição
Seção
Artigos Originais
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