Transformação social e educação no México antigo

  • Reginaldo Aliçandro Bordin CESUMAR
Palavras-chave: Asteca, transformação social, educação, México

Resumo

A preocupação do presente trabalho foi estudar as origens, o desenvolvimento e a educação da civilização Asteca. Oriundos do Norte Mexicano, os Astecas atravessaram parte dos territórios até se estabelecerem entre os lagos de "Texcoco", onde permaneceram definitivamente. Guerreiros controlaram outras tribos ali estabelecidas e se desenvolveram economicamente, arrecadando tributos. À medida que se enriqueciam, centralizavam o poder político nas mãos de líderes religiosos, que definiam padrões comportamentais mais rigorosos. Para isso eles contaram com a colaboração de um sistema educacional, organizado em duas etapas: informal e formal. Na informal, cabia aos pais e aos membros do coletivo ensinar comportamentos básicos às crianças, além do trabalho doméstico. Na educação formal, duas escolas deram sua contribuição: o "telpochcalli" e o "calmécac". O "telpochcalli" era a escola responsável por treinar os jovens para a guerra, mas constava de seu programa também o ensino da religião, da música, da dança e do trabalho comunitário. O "calmécac", por sua vez, tinha por função aprofundar o ensino da religião, o que demonstra ter sido uma escola responsável principalmente por educar sacerdotes e aqueles que conduziriam o Império Asteca. Com essas características, a educação Asteca foi organizada no sentido de atender às necessidades dessa sociedade, o que explica os objetivos desses dois centros educacionais de preparar os jovens com ênfase nas atividades bélica e religiosa.

Biografia do Autor

Reginaldo Aliçandro Bordin, CESUMAR
Mestre em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. É professor de Filosofia do Direito no CESUMAR e de Filosofia da Educação na Faculdade Palas Atena em Astorga.
Publicado
2007-07-26
Seção
Artigos Originais