Resiliência e Assédio Moral: Uma Situação Vivenciada Por uma Professora de uma Instituição Pública

  • Jandira Pazzini Pinheiro UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Iolanda Sachuk UEM - Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Assédio Moral, Relações de Trabalho, Resiliência

Resumo

Na corrente da psicologia positiva encontra-se o estudo da resiliência, considerada como o resultado de um processo ocorrido ao longo de um tempo, em que o corpo e, principalmente, a mente das pessoas enfrentam e ultrapassam uma situação adversa. Neste artigo, a situação adversa estudada foi um processo de assédio moral. Sendo assim, o presente artigo teve como objetivo principal demonstrar o processo de resiliência no comportamento de uma professora que vivenciou o assédio moral por mais de 11 anos na instituição pública em que trabalha. A pesquisa é do tipo descritivo, qualitativa e interpretativa, corte temporal seccional com perspectiva longitudinal. Os resultados apontam que os fatores que desencadearam o processo de resiliência no comportamento da professora investigada foram: a fé em Deus, competência, autoestima, autodeterminação, ajuda dos familiares e dos amigos.

Biografia do Autor

Jandira Pazzini Pinheiro, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Mestre em Administração – PPA - Universidade Estadual de Maringá – UEM; Universidade Estadual de Londrina – UEL
Maria Iolanda Sachuk, UEM - Universidade Estadual de Maringá
Doutora em Administração pela FGV - EAESP - Professora do Departamento de Administração da UEM - Universidade Estadual de Maringá
Publicado
2013-11-25
Seção
Artigos Originais