<b>Justiça Distributiva: Um Estudo Sobre as Variáveis Demográficas dos Funcionários e sua Percepção sobre o Ambiente de Trabalho

  • Sandra Mara De Andrade Unicentro
  • André Luiz Fischer USP
  • Silvio Roberto Stefano Unicentro e Uel
Palavras-chave: Justiça Distributiva, Justiça Organizacional, Recompensas, Valores e Comportamento nas Organizações, Gestão de Pessoasecompensas, valores e comportamento nas organizações, gestão de pessoas

Resumo

Diante dos novos contornos do universo organizacional no qual mudam as bases da competitividade, se alteram também o perfil das pessoas e suas relações com as organizações e a percepção sobre as ações da organização, no que tange a critérios de distribuição de recompensas e promoções, isso influencia a qualidade do ambiente organizacional, daí, a temática Justiça organizacional ganha relevância no contexto da Administração. Para se alcançar o objetivo desta pesquisa, que é verificar se as características demográficas dos 139.230 funcionários das 481 empresas pesquisadas e analisadas interferem na percepção de Justiça Distributiva foi desenvolvida uma revisão de literatura que parte do conceito de Justiça de modo geral, posteriormente no campo organizacional, e por fim, Justiça Distributiva. Quanto às características da pesquisa, é possível descrevê-la como quantitativa, descritiva, com o uso da metodologia survey. A amostragem pode ser caracterizada em dois momentos distintos: por conveniência quando se trata das empresas e como probabilística estratificada, proporcional, por sexo, utilizando a seleção randômica para os funcionários respondentes. A coleta de dados foi realizada no período de abril a maio de 2010. Para atender aos objetivos deste estudo adotou-se um conjunto diversificado de testes e técnicas estatísticas, além dos testes de média, mediana e desvio padrão, e, outras medidas de posição e dispersão de aplicação fundamental também foram desenvolvidos: teste de correlação de Pearson, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Os principais resultados apresentados dizem respeito à caracterização dos respondentes quanto a sexo, raça, idade, grau de escolaridade, cargo ocupado e tempo na empresa, relacionados com as assertivas referentes à percepção de Justiça Distributiva.

Biografia do Autor

Sandra Mara De Andrade, Unicentro
Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEAUSP; Mestre em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEAUSP; Atualmente é Docente colaboradora da Universidade Estadual do Centro-O este – UNICENTRO.
André Luiz Fischer, USP
Graduado em Ciências Políticas e Sociais; Mestre em Ciências Sociais e Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEAUSP; Atualmente é Docente e pesquisador da Faculdade Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEAUSP.
Silvio Roberto Stefano, Unicentro e Uel
Possui Doutorado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade em Administração pela Universidade de São Paulo – FEAUSP; Mestrado em Administração pela PPGA na Universidade Estadual de Londrina - UEM/UEL;. Coordenador Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão Pública Municipal. Vice-chefe do Curso de Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO .
Publicado
2013-03-18
Seção
Artigos Originais