Plano Nacional da Educação 2011-2020, da Conferência à Aprovação: Avanços e Retrocessos no Ensino Superior

Josiane Carlota da Silva, Adriana Salvaterra Pasquini

Resumo


O presente artigo apresenta a análise das discussões realizadas na Conferência Nacional de Educação (CONAE) e as possíveis divergências expressas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 no que diz respeito ao Ensino Superior. Por meio de pesquisa bibliográfica, realizamos uma análise crítica e comparativa entre o Documento Final da CONAE, especificamente o eixo III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar e o Projeto de Lei nº 8.035 de 2010, referente ao PNE 2011-2020, no que se refere à meta 12, voltada para as ações po-líticas e educacionais no que tange o Ensino Superior. Os resultados desta pesquisa apontam para uma reflexão acerca dos anseios da sociedade civil organizada por meio da CONAE e das contradições expressas no PNE, decênio 2011-2020.

Palavras-chave


Plano Nacional de Educação, Conferência Nacional da Educação, Ensino Superior.

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Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9176 On-line
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