O Papel do Pedagogo: Divergências Entre a Formação e o Cotidiano de Atuação

Elocir Aparecida Correa Pires, Kely Cristina Enisweler, Kellys Regina Rodio Saucedo, Vilmar Malacarne, Dulce Maria Strieder

Resumo


Desde sua emergência, em 1939, até os dias atuais, o Curso de Pedagogia no Brasil vem sendo alvo de estudos e discussões por diversos autores. Entre tantos aspectos discutidos estão presentes os impasses da identidade do pedagogo, da qualidade de sua formação, considerando as diversas áreas de sua atuação. Este estudo é resultado de uma pesquisa sobre a atuação do pedagogo realizada em uma Escola Estadual, localizada na região Sul da cidade de Cascavel (PR). Em relação à observação realizada na escola verificou-se a sobrecarga de trabalho realizado pela coordenadora de ensino, única responsável pelo atendimento das demandas do ensino noturno na escola. Entende-se que essa situação desvaloriza a especificidade de sua função, sendo o trabalho pedagógico muitas vezes secundarizado nas escolas, pois este passa a desempenhar um papel emergencial. Nesse sentido compreendemos que o pedagogo não deve perder de vista sua identidade enquanto profissional, que é a de estudar as relações educacionais, fazendo com que o ato educativo converta-se em uma aprendizagem significativa. Essa condição interpõe o desenvolvimento de políticas que valorizem sua formação definindo papéis e responsabilidades quanto à sua atuação, políticas estas que exigem o diálogo entre governo e universidades. Melhores condições de trabalho nas escolas e uma política de valorização desse profissional responderiam com a minimização das situações mais imediatas do cotidiano escolar, permitindo o emprego de mais esforços com as tarefas pedagógicas.

Palavras-chave


Curso de Pedagogia; Ensino Noturno; Polivalência; Valorização Profissional

Texto completo:

PDF


Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9176 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1516-2664 Versão impressa interrompido em 2019

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.