A Importância da Marca da Instituição de Ensino Superior na Escolha de um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

Edson Roberto Scharf, Marcia Regina Santiago Scarpin

Resumo


Este estudo tem como objetivo identificar os construtos que criam valor para a marca de uma instituição de ensino superior (IES) na escolha de cursos de pós-graduação lato sensu presenciais de uma universidade catarinense, considerada uma das mais relevantes do estado na avaliação do tripé ensino-pesquisa-extensão. Para tanto foi utilizada uma pesquisa descritiva do tipo survey com abordagem quantitativa. Os dados foram analisados de forma multivariada com o uso de regressão linear múltipla. Foram avaliadas as variáveis independentes resultantes dessa análise. Os principais resultados implicam em identificar que os construtos relacionados à instituição de ensino e ao mercado de trabalho auxiliam a criar valor para a marca da IES estudada no ambiente empresarial. Especificamente, as variáveis independentes ‘percepção da qualidade do serviço educacional’, ‘valor do diploma da universidade no mercado de trabalho’ e ‘empregabilidade do curso escolhido’ demonstram ser relevantes para a comunicação da universidade e para os esforços estratégicos mercadológicos visando o brand awareness.

Palavras-chave


Criação de Valor para a Marca; Instituições de Ensino Superior; Marca; Pós-Graduação Lato Sensu; Reconhecimento da Marca

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Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9176 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1516-2664 Versão impressa interrompido em 2019

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