Atitudes Frente à Tatuagem: Uma Aplicação da Escala EAFT-D a Consumidores Homossexuais Masculinos

  • Mario José de Oliveira
  • Irene Raguenet Troccoli Unesa
  • Joyce Gonçalves Altaf Faculdade Machado Sobrinho
Palavras-chave: Consumidor Homossexual, Escala de Atitudes Frente à Tatuagem, Identidade, Tatuagem

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa maior, de abordagem qualitativa, que investigou como se dá o uso de tatuagens enquanto expressão da identidade do consumidor homossexual masculino que assume sua sexualidade, e traz os resultados da aplicação da Escala de Atitudes frente à Tatuagem (EAFT-D) a grupo de consumidores homossexuais tatuados. Os resultados mostram que houve consenso pleno quanto à tatuagem ser algo positivo; que houve forte consenso quanto a ser agradável, desejável, bonito, certo, responsável, adequado, pacífico e convencional; e que a maior divergência de opiniões ocorreu quanto à tatuagem ser algo delicado ou agressivo. A crítica a respeito destes resultados é realizada com o auxílio da análise de extratos dos discursos obtidos durante entrevistas em profundidade realizadas no levantamento de campo. Ao final, sugestões para futuros estudos são colocadas.

Biografia do Autor

Mario José de Oliveira
Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil
Irene Raguenet Troccoli, Unesa
Dossui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (dedicação exclusiva), professora de Marketing de Servicos no curso de MBA em Marketing Estratégico da UFF, e membro do corpo editorial da revista acadêmica Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, da UFF. Atuou como analista sênior na Embratel durante 8 anos, nas áreas de Marketing Estratégico, de Planejamento Estratégico, e Financeira. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Marketing e em Estratégias Empresariais, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de serviços, fidelização do consumidor, estratégias empresariais, grupos estratégicos e redes de relacionamento.
Joyce Gonçalves Altaf, Faculdade Machado Sobrinho
Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil; Coordenadora do curso de Administração da Fundação Educacional Machado Sobrinho; Docente de Pós Graduação em Administração Pública da UAB/UFF
Publicado
2014-12-11
Seção
Artigos Originais