<b>Três Abordagens em Psicoterapia Infantil
Palavras-chave:
Análise do Comportamento, Fenomenologia-existencial, Ludoterapia, Psicanálise, Psicoterapia Infantil
Resumo
O que se sabe acerca do mundo das crianças é produto de discussões, propostas e avanços derivados da perspectiva dos adultos. A psicoterapia infantil representa um investimento na promoção e na legitimação da escuta e do protagonismo da criança frente às demandas e idiossincrasias que dizem respeito ao seu universo e à sua trajetória. A ludoterapia, enquanto ferramenta chefe na maioria das psicoterapias infantis, tem na brincadeira o instrumento de tradução da expressão infantil. A construção deste artigo teve como objetivo central o levantamento dos aspectos convergentes e divergentes discriminados nas três abordagens em psicoterapia infantil: psicanálise, análise do comportamento e fenomenologia-existencial. Concluiu-se que, embora as três abordagens aqui apresentadas tenham uma visão de homem e de mundo diferentes, todas têm como objetivo utilizar de seus recursos teórico-metodológicos para possibilitar que o cliente seja capaz de alcançar autonomia e bem-estar, para que seja o autor de sua própria história.
Publicado
2014-12-08
Edição
Seção
Artigos de Revisão
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Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
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