<b>Três Abordagens em Psicoterapia Infantil

  • Rosina Forteski UFPR
  • Cláudia Daiana Borges UFSC
  • Babiani Buzzi Moreira Fameg Uniasselvi
  • Gláucia Regina Sevegnani Faculdade Pequeno Príncipe
Palavras-chave: Análise do Comportamento, Fenomenologia-existencial, Ludoterapia, Psicanálise, Psicoterapia Infantil

Resumo

O que se sabe acerca do mundo das crianças é produto de discussões, propostas e avanços derivados da perspectiva dos adultos. A psicoterapia infantil representa um investimento na promoção e na legitimação da escuta e do protagonismo da criança frente às demandas e idiossincrasias que dizem respeito ao seu universo e à sua trajetória. A ludoterapia, enquanto ferramenta chefe na maioria das psicoterapias infantis, tem na brincadeira o instrumento de tradução da expressão infantil. A construção deste artigo teve como objetivo central o levantamento dos aspectos convergentes e divergentes discriminados nas três abordagens em psicoterapia infantil: psicanálise, análise do comportamento e fenomenologia-existencial. Concluiu-se que, embora as três abordagens aqui apresentadas tenham uma visão de homem e de mundo diferentes, todas têm como objetivo utilizar de seus recursos teórico-metodológicos para possibilitar que o cliente seja capaz de alcançar autonomia e bem-estar, para que seja o autor de sua própria história.

Biografia do Autor

Rosina Forteski, UFPR
Psicóloga; Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR
Cláudia Daiana Borges, UFSC
Psicóloga; Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Babiani Buzzi Moreira, Fameg Uniasselvi
Psicóloga pela Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEG/UNIASSELVI
Gláucia Regina Sevegnani, Faculdade Pequeno Príncipe
Psicóloga; Discente de Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Faculdades Pequeno Príncipe
Publicado
2014-12-08
Seção
Artigos de Revisão