Inadimplência: Prevenção, Controle e Cobrança a partir do Estudo do Perfil dos Clientes

Vanderlei Ferreira Vassi, Larissa Tavares Oliveira

Resumo


Com o mercado econômico brasileiro em crescimento, observa-se um aumento da demanda por crédito. De acordo com o Serasa, o índice de crescimento da inadimplência em 2011 chegou a 22%, fator que leva as empresas a aumentarem a qualidade dos métodos de prevenção, controle e cobrança. Quando a empresa tem definida uma boa política de crédito o analista tem à sua disposição ferramentas que tornam a análise de crédito mais precisa para as tomadas de decisão. Para a empresa, é mais viável evitar a inadimplência, devido aos custos decorrentes dos “esforços” cobrança. Dentre os meios de prevenção, temos a análise de crédito embasada no clássico 5C’s e ferramentas baseadas no estudo do perfil dos clientes, e nos meios de cobrança os tradicionais contatos com o cliente e protestos.
Neste estudo, apresenta-se uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, realizada através de documentos, entrevistas e observações na empresa Senai de Paranavaí, com o intuito de identificar o perfil dos inadimplentes e as ferramentas utilizadas. Para a amostra da pesquisa foram analisados 40 cadastros de clientes inadimplentes, além das demais ferramentas mencionadas. A empresa apresenta um relatório de controle mensal de inadimplência, que além dos dados sobre faturamento e percentual, também menciona as quantidades recebíveis de acordo com os períodos de vencimento. Realizam ligações, envio de cartas, incluem em órgãos de proteção e tem uma empresa licitada para cobranças.
Mesmo com todas estas ferramentas, identificam-se possíveis melhorias que podem ocorrer na análise de crédito e na flexibilidade de negociação de dívidas com os clientes, que poderiam melhorar ainda mais a política de crédito.

Palavras-chave


Inadimplência, crédito, cobrança

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Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil

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