Identidade em Organizações: Produção Científica no Brasil no Período de 2004-2013

  • Mariane Lemos Lourenço Universidade Federal do Paraná
  • Sergio Vogt Universidade Federal do Paraná
  • Marcos Vinícius Pereira Correa Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Análise das Organizações, Identidade em Organizações, Metodologia

Resumo

Para acrescentar subsídios às discussões relacionadas ao tema identidade em organizações, este artigo tem o objetivo geral de analisar a produção acadêmica pertinente ao tema identidade em organizações no domínio das principais revistas em Administração do Brasil, e dos principais eventos nacionais na área da Administração entre os anos de 2004 a 2013. O tema identidade tem se destacado tanto nos periódicos quanto nos principais eventos nacionais, pois possibilita analisar a relação dos indivíduos para com as organizações, mais especificamente no tocante ao diálogo com as questões relacionadas ao processo de identificação, gênero, diversidade, espaço, tempo e territorialidade no trabalho, relações de poder e simbolismo. Logo, a pesquisa apresenta uma análise pautada nos níveis de análise (indivíduo, grupo e organização), tratando, para isso, dos aspectos metodológicos que compõem as pesquisas envolvendo o tema identidade em organizações. Os resultados evidenciaram que a produção nacional em identidade em organizações é desenvolvida empiricamente, principalmente por meio de estudos de caso que contemplam diferentes tipos de organizações (públicas; privadas; pequeno, médio e grande porte). Além disso, foi possível evidenciar que em artigos de periódicos e eventos há falta de uma descrição metodológica e análise detalhada acerca do tema, o que, de certa maneira, pode contribuir em equívocos metodológicos ou dispersões conceituais. Essa questão pode se justificar devido à limitação de páginas como requisito para publicação nos periódicos analisados, o que, de certa maneira, pode conduzir os autores a direcionarem o enfoque para discussões e conclusões dos artigos, deixando as questões metodológicas em segundo plano.

Biografia do Autor

Mariane Lemos Lourenço, Universidade Federal do Paraná
Docente Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal do Paraná -UFPR; Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo – USP
Sergio Vogt, Universidade Federal do Paraná
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal do Paraná - UFPR.
Marcos Vinícius Pereira Correa, Universidade Federal do Paraná
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal do Paraná - UFPR.
Publicado
2014-11-24
Seção
Artigos de Revisão