Auditoria Interna em Recursos Humanos: Processo de Contratação de Estagiários em uma Universidade Pública

  • Aline Klozovski Joay Unicentro
  • Silvio Roberto Stefano PPGADM Unicentro
  • Marcia Aparecida Zampier Unicentro
  • Márcio Luiz Bernardim Unicentro
Palavras-chave: Auditoria, Auditoria de Recursos Humanos, Estágio, Processos de Contratação.

Resumo

A Auditoria contribui para diversos processos das organizações, atuando como ferramenta de verificação e acompanhamento, prevenindo e corrigindo ingerências e melhorando os procedimentos da área de recursos humanos. O objetivo principal dessa pesquisa foi analisar o processo de contratação de estagiários em uma instituição pública de ensino superior e suas conformidades ou não. Utilizou-se uma pesquisa aplicada quantitativa com dados primários e secundários, do tipo exploratória e descritiva, considerada ocasional única, além de um levantamento bibliográfico. Foi realizado um check-list com uma amostra de trinta contratos de estágio selecionados por meio de sorteio simples. Os resultados indicam que a instituição atende à legislação federal, estadual e local vigente. Porém, há algumas divergências no que se refere à periodicidade de realização de relatórios e avaliações de estágio, compatibilidade das atividades descritas no Termo de Compromisso de Estágio com aquelas previstas em projeto pedagógico, número de estagiários de nível superior em relação ao permitido e adaptação de estagiários portadores de deficiência.

Biografia do Autor

Aline Klozovski Joay, Unicentro
Especialista em Gestão Contábil, Auditoria e Perícia pela UNICENTRO, Brasil.
Silvio Roberto Stefano, PPGADM Unicentro
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP); Coordenador e Docente do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Bolsista Produtividade da Fundação Araucária. Brasil.
Marcia Aparecida Zampier, Unicentro
Mestrado em Administração pela UFPR; Docente Assistente A da UNICENTRO. Faz parte do Grupo de Pesquisa de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional - UNICENTRO. Pesquisadora PqC. Brasil.
Márcio Luiz Bernardim, Unicentro
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba (PR), Brasil.
Publicado
2016-02-10
Seção
Artigos Originais