O Conceito de Pós-Modernidade: Uma Possibilidade de Oposição ao Dualismo da Ciência Medieval e do Paradigma da Ciência Moderna?

  • Alexandre Hochmann Béhar Universidade Federal de Pernambuco
  • Camila Rodrigues Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Ciência Medieval, Ciência Moderna, Dualidade, Pós-Modernidade

Resumo

Os debates dos estudiosos a respeito de uma definição sobre a pós-modernidade são frequentes, entretanto parece evidente que vivemos tempos de renovação e revisão no paradigma dominante na ciência, e não são poucos os que entendem que esta revisão é positiva e necessária. Os modelos científicos do passado, ao menos quando falamos do período medieval e da ciência moderna, por se basearem em dualidades e serem controlados por elites, não representariam de fato toda a pluralidade e multiplicidade dos seres humanos, algo que agora parece contemplado na discussão para adaptação ou criação de um modelo futuro. Neste sentido, a pesquisa se caracteriza como um ensaio teórico e pretende apresentar as perspectivas epistemológicas dominantes no que se entendia como prática científica no período medieval, assim como na denominada ciência moderna, visando proporcionar melhor compreensão quanto à construção científica denominada de pós-moderna. Esta, na visão de alguns autores, apesar de não desconsiderar ou desmerecer o ideal da ciência moderna, parece se constituir como uma prática científica mais plural e diversa, intensificando, assim, o aspecto humano do “fazer ciência”.

Biografia do Autor

Alexandre Hochmann Béhar, Universidade Federal de Pernambuco
Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Docente Substituto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil
Camila Rodrigues Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco
Mestranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil
Publicado
2015-08-07
Seção
Ensaios