Capacidade para o Trabalho de Professores do Ensino Superior

  • Jefferson Jorge Camilo Responsável clínico na Franquia ‘‘Dr. Hérnia’, em Maringá Paraná.
  • Daniela Ferreira Correa da Silva Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR
  • Marcelo Picinin Bernuci Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR
  • Sônia Maria Marques Gomes Bertolini Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR
Palavras-chave: Ensino Superior, Estresse Ocupacional, Professor

Resumo

A atividade docente, a partir das mudanças impostas pela atual conjectura econômica do país, torna o ambiente de trabalho do professor um risco à sua própria saúde, comprometendo, inclusive, a qualidade de ensino e os rumos da educação. Este estudo teve como objetivo verificar o índice de capacidade para o trabalho de professores do ensino superior de uma instituição de ensino do Noroeste do Paraná. Foi utilizado como instrumento para coleta dos dados o questionário Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) que inclui a autopercepção e a autoavaliação de todos os fatores envolvidos. Participaram deste estudo 71 professores (46 mulheres e 25 homens), com idades entre 26 e 58 anos (média de 40 anos). Quanto à classificação da ocupação para o trabalho em relação às exigências físicas, a maioria considerou boa (51,35%). Também foram classificadas como boas pela maioria dos entrevistados (64,86%) as exigências mentais para as atividades ocupacionais. Os resultados analisados apontaram que 56,43% do total da população estão na categoria boa do ICT e 2,84% na categoria moderada. O escore médio do ICT dos professores foi de 42,39±3,44 pontos o que representa boa capacidade para o trabalho, mesmo a maioria tendo apresentado algum tipo de lesão. Estes resultados devem ser analisados com ressalvas uma vez que se trata de professores de uma instituição privada e o receio de se exporem pode ter influenciado nesses resultados.

Biografia do Autor

Jefferson Jorge Camilo, Responsável clínico na Franquia ‘‘Dr. Hérnia’, em Maringá Paraná.
Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR, Maringá (PR), Brasil.
Daniela Ferreira Correa da Silva, Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR
Mestre em Promoção da Saúde; Docente do Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR, Maringá (PR), Brasil.
Marcelo Picinin Bernuci, Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR
Doutor em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Docente do Programa de Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR, Maringá (PR), Brasil.
Sônia Maria Marques Gomes Bertolini, Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR
Doutora em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo (USP); Docente do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR e do Departamento de Ciência Morfológicas da Universidade Estadual de Maringá, Brasil.
Publicado
2016-02-10
Seção
Artigos Originais