O Profissional de Secretariado como um Agente Cooperador no Gerenciamento Estratégico de Pessoas

Maria Joana Dark Ferreira Gomes, Cláudia Daniele Barros Leite Salgueiro, Renato Barros Leite

Resumo


O presente trabalho objetivou entender, à luz do levantamento bibliográfico, as conceituações da atual gestão de pessoas e da atuação do profissional de Secretariado em novas tendências de gestão. Através da psicologia organizacional, o tema cultura organizacional é abordado juntamente com a importância da eficácia da comunicação para desenvolvimento de vantagens empresariais competitivas. O elemento qualidade na comunicação está agregado ao profissional de Secretariado, pois atualmente tal profissional tem desenvolvido um papel importante na decisão e desenvolvimento da gestão empresarial. Esta pesquisa pretendeu investigar a habilidade do Secretariado Executivo na formação e manutenção da cultura organizacional, para tornar-se um agente facilitador e cooperador organizacional, considerando-se que as diversas culturas organizacionais podem ser bem trabalhadas e, enquanto ferramenta da gestão de pessoas, pode inovar com vistas à cooperação para o desenvolvimento e o melhoramento da cultura empresarial.

Palavras-chave


Secretariado; Gestão de Pessoas; Comunicação empresarial.

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Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9176 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1516-2664 Versão impressa interrompido em 2019

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