O Profissional de Secretariado como um Agente Cooperador no Gerenciamento Estratégico de Pessoas

  • Maria Joana Dark Ferreira Gomes
  • Cláudia Daniele Barros Leite Salgueiro
  • Renato Barros Leite
Palavras-chave: Secretariado, Gestão de Pessoas, Comunicação empresarial.

Resumo

O presente trabalho objetivou entender, à luz do levantamento bibliográfico, as conceituações da atual gestão de pessoas e da atuação do profissional de Secretariado em novas tendências de gestão. Através da psicologia organizacional, o tema cultura organizacional é abordado juntamente com a importância da eficácia da comunicação para desenvolvimento de vantagens empresariais competitivas. O elemento qualidade na comunicação está agregado ao profissional de Secretariado, pois atualmente tal profissional tem desenvolvido um papel importante na decisão e desenvolvimento da gestão empresarial. Esta pesquisa pretendeu investigar a habilidade do Secretariado Executivo na formação e manutenção da cultura organizacional, para tornar-se um agente facilitador e cooperador organizacional, considerando-se que as diversas culturas organizacionais podem ser bem trabalhadas e, enquanto ferramenta da gestão de pessoas, pode inovar com vistas à cooperação para o desenvolvimento e o melhoramento da cultura empresarial.

Biografia do Autor

Maria Joana Dark Ferreira Gomes
Maria Joana D'ark Ferreira Gomes - Discente da Especialização em Psicologia Organizacional do Trabalho - Faculdade ESUDA / PE, formada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Pernambuco.
Cláudia Daniele Barros Leite Salgueiro
Formada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco, Pós-graduada em Saúde Pública pela Universidade de Pernambuco, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco, Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco, Professora de Psicologia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Professora de Psicologia da Uninassau, Professora da Pós Graduação - Lactu Sensus da Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA.
Renato Barros Leite
Formado em Administração pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Administração e desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Professor Assistente da Faculdade Humana de Ciências Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho
Publicado
2016-02-10
Seção
Artigos Originais