O Efeito no Preço das Ações Mediante as Informações Divulgadas nas Mídias Digitais: Um Estudo de Caso na Empresa JBS

Marcela Gimenes Bera Oshita, Simone Leticia Raimundini Sanches

Resumo


As informações divulgadas pela empresa e agências de notícias podem ter potencial de influenciar as expectativas dos investidores, pois decisões são tomadas com base em informações disponíveis. Diante disso, o artigo tem como objetivo avaliar o comportamento do preço das ações da empresa JBS frente às informações divulgadas nas mídias digitais, entre janeiro a junho de 2014. Para isso, foi realizado um estudo de caso descritivo, utilizando-se o histórico de preço de ações e notícias divulgadas nas mídias digitais de 03 de janeiro a 30 de junho de 2014. Utilizou-se a análise de conteúdo para se analisar e classificar as notícias quanto à sua divulgação (própria empresa ou agentes de mercado) e o efeito no valor da ação (positivo ou negativo). Os resultados alcançados sugerem que as notícias divulgadas influenciam na variação dos preços das ações, principalmente aquelas divulgadas pela empresa. Adicionalmente, reforça-se a necessidade de os investidores acompanharem e explorarem o valor informativo das notícias com o propósito de obter ganhos financeiros no curto prazo a partir de operações de compra ou venda das ações.

Palavras-chave


Notícias; Informação; Divulgação; Preço das ações; Oscilação

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Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9176 On-line
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ISSN 1516-2664 Versão impressa interrompido em 2019

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