A Relevância da Gestão do Capital de Giro para a Sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no Brasil

  • João Francisco Sarno Carvalho Universidade Federal de Itajubá
  • João Leandro Cássio de Oliveira Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
Palavras-chave: Gestão profissionalizada, Capital de giro, Micros e pequenas empresas.

Resumo

O presente trabalho teve como foco apresentar a relevância da gestão do capital de giro para a prosperidade das micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil. Justifica-se esta discussão pelo fato de as micro e pequenas empresas corresponderem a mais de 90% do total de negócios no Brasil, entretanto a taxa de mortalidade para essa fatia de mercado é considerada alta no país. Para combater essa mortalidade, têm-se algumas ferramentas, como CCL, CCP, CICLOS, NCG e MODELO DE ADMINISTRAÇÃO DO CAIXA. Objetiva-se mostrar para as MPEs, por meio dessas ferramentas, que, investindo-se em uma gestão organizada e profissionalizada, é possível ter maior longevidade e melhores resultados. Realizou-se pesquisa bibliográfica para a elaboração deste estudo e concluiu-se que, para uma boa gestão do capital de giro, uma MPE deve manter uma boa saúde financeira por meio de um CCL sempre positivo.

Biografia do Autor

João Francisco Sarno Carvalho, Universidade Federal de Itajubá
Bacharel em Administração (UFLA), pós-graduando em Docência no Ensino Superior (SENAC-SP) e mestrando em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (UNIFEI).
João Leandro Cássio de Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
Graduado em Ciências Contábeis (UFV-MG), mestrando em Educação (UESBE) e professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).
Publicado
2016-08-03
Seção
Artigos Originais