RECURSOS INFORMACIONAIS E A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NO MERCADO DE COMUNICAÇÃO DIGITAL

Nathália Matychevicz Chemin de Barros Caldas, Tomás Sparano Martins, Flávio Luiz von der Osten, Paola Andrea Moreno Espinoza, Andreia Bolivar Pedroso D’Amico

Resumo


Para se manterem competitivos, gerando soluções menos onerosas e que estejam em consonância com as expectativas de seus stakeholders, os publicitários que atuam com marketing digital buscam informações em publicações específicas da área. No entanto, há ainda a necessidade de entender como esses profissionais avaliam os recursos informacionais. Sob a luz da Visão Baseada em Recursos (VBR) e entendendo a importância de legitimidade organizacional, objetivou-se entender como os recursos informacionais, tais como publicações especializadas, são utilizados nas empresas para conferi-las vantagem competitiva. Para isso, foram realizadas entrevistas estruturadas com quinze publicitários de marketing digital de médias e grandes agências do Paraná com atuação local e nacional. Ademais, foi realizado um estudo do conteúdo e uma análise específica da relevância do relatório The SoDA Report, concluindo que seu valor está ligado à questão da legitimidade que ele confere às agências que os utilizam. A fim de analisar as informações contidas nas publicações, considerou-se o quanto elas são valiosas, raras, inimitáveis e organizacionalmente exploráveis (VRIO). Enfim, foi identificado que esses recursos informacionais atendem ao critério VRIO à medida que derivem de uma fonte confiável e que sejam relevantes. Esse artigo amplia a literatura da VBR ao mostrar em que medida os recursos informacionais são valorizados, principalmente ao conferir legitimidade, o que é indispensável em um mercado dinâmico.

Palavras-chave


Recursos informacionais; VBR; The SoDA Report; Legitimidade; Publicidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ABELA, J. A. Las Técnicas de Análisis de Contenido: una revisión actualizada. 2002.

BARNEY, J. Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. S. 99–120, 1991.

BARNEY, J.; HESTERLY, W. S. Strategic Management and Competitive Advantage. 4. ed. [s.l: s.n.].

BOCCONCELLI, Roberta et al. SMEs and Marketing: A Systematic Literature Review. International Journal of Management Reviews, v. 0, p. 1-28, 2016.

CÁCERES, P. Análisis Cualitativo de Contenido: Una alternativa metodológica alcanzable. Psicoperspectivas. Indivíduo y Sociedad, v. 2, n. 1, p. 53-82, 2008.

CRUBELLATE, J. M; PASCUCCI, L; GRAVE, P. S. Contribuições para uma visão baseada em recursos legítimos. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 48, n. 4, 2008.

DAY, G. S. The Capabilities of Market-Drive Organizations. Journal of Marketing, v. 58, n. 4, p. 37–52, 1994.

DAY, G. S. Closing the Marketing Capabilities Gap. Journal of Marketing, v. 75, n. 4, p. 183–195, 2011.

DEEPHOUSE, D. L.; SUCHMAN, M. Legitimacy in Organizational Institutionalism. The Sage handbook of Organizational Institutionalism, v. 49, p. 77, 2008.

DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. The iron cage revisited: Institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, v. 48, n. 2, p. 147-160, 1983.

FRISKE, W. From Strategy to Performance: An Investigation of the Factors Affecting Marketing Plan Implementation. 2015. 74p.

GRANT, R. M. The Resource-based theory of Competitive Advantage: implications for strategy formulation. California Management Review, v. 33, n. 3, p. 114-135, 1991.

HAMBRICK, D. C.; MASON, P. A. Upper echelons: The organization as a reflection of its top managers. Academy of management review, v. 9, n. 2, p. 193-206, 1984.

KOHLI, A. K.; JAWORSKI, B. J. Market Orientation: The Journal of Marketing, v. 54, n. 2, p. 1–18, 1990

KOZLENKOVA, I. V.; SAMAHA, S. A.; PALMATIER, R. W. Resource-based theory in marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 42, n. 1, p. 1–21, 2013.

KRUSH, M.; AGNIHOTRI, R.; TRAINOR, K. A Contingency model of Marketing Dashboards and their influence on Marketing Strategy Implementation speed and market information Management Capability. European Journal of Marketing, v. 50, n. 12, p. 2069, 2016.

LEEFLANG, P. S.H.; VERHOEF, P. C.; DAHLSTRÖM, P.; FREUNDT, T. Challenges and solutions for marketing in a digital era. European Management Journal, v. 32, n. 1, p. 1-12, 2014.

MARCONI, M.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, v. 6, 2007.

McALISTER, L. Rigor versus method imperialism. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 44, n. 5, p. 565-567, 2016.

MEYER, J. W.; ROWAN, B. Institutionalized Organizations: Formal structure as myth and ceremony. American Journal of Sociology, p. 340-363, 1977.

MITHAS, S.; RAMASUBBU, N.; SAMBAMURTHY, V. How information management capability influences firm performance. MIS Quarterly: Management Information Systems, v. 35, p. 237–256, 2011.

MORGAN, N. Marketing and business performance. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 40, n. 1, p. 102-119, 2012.

NARVER, J. C.; SLATER, S. F. The Effect of a Market Orientation on Business Profitability. The Journal of Marketing, v. 54, n. 4, p. 20-35, 1990.

PFEFFER, J.; SALANCIK, G. The External Control of Organizations: a resource dependence perspective. New York: Harper & Row, 1978.

PRIEM, R. L.; BUTLER, J. E. Is the Resource-Based “View” a Useful Perspective for Strategic Management Research? Academy of Management Journal, v. 26, n. 1, p. 22–40, 2001.

RODRÍGUEZ, J. Métodos de Investigación Cualitativa. Revista de Investigación Silogismo, v. 1, n. 8, 2011.

ROSSONI, L. O que é Legitimidade Organizacional? Organizações & Sociedade, v. 23, n. 76, 2016.

SANTOS-VIJANDE, M. L.; LÓPEZ-SÁNCHEZ, J. Á.; TRESPALACIOS, J. A. How Organizational Learning affects a firm’s flexibility, competitive strategy, and performance. Journal of Business Research, v. 65, n. 8, p. 1079-1089, 2012.

SCOTT, W. R. Institutions and Organizations. 2. ed. London: SAGe, 2001.

SCOTT, W. R. Approaching adulthood: the maturing of institutional theory. Theory and society, v. 37, n. 5, p. 427-442, 2008.

SUCHMAN, M. C. Managing legitimacy: Strategic and Institutional Approaches. Academy of Management Review, v. 20, n. 3, p. 571-610, 1995.

UBAVIĆ, P. Informational Resources Management. Ekohomnka, v. 61, n. 1, p. 161-171, 2015.

VEIGA, L.; GONDIM, S. M. A Utilização de métodos qualitativos na Ciência política e no Marketing político. Opinião Pública, v. 7, n. 1, p. 1-15, 2001.

WANG, R.; GUPTA, A.; GREWAL, R. Mobility of Top Marketing and Sales Executives in Business- to-Business Markets : A Social Network Perspective. Journal of Marketing Research, n. 4, p. 65-670, 2017.

ZUCKER, G. Institutional Theories of Organization. Annual Review of Sociology, v. 13, n. 1, p. 443-464, 1987.




DOI: http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n2p479-501

Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil

Contato: naep@unicesumar.edu.br
ISSN 1516-2664 Impressa
ISSN 2176-9176 On-line

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.