SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO EM FUMICULTORES COM CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO

  • Dalva Paulista Miaqui Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Cezar Augusto Romano Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Aparecida Cassilha Zawadneak Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Tabaco, Agricultura familiar, Certificação SGI.

Resumo

O Brasil é o segundo maior produtor de tabaco do mundo e o maior exportador do produto. No campo, há predomínio de produtores de agricultura familiar que produzem a matéria-prima, vendendo-a exclusivamente para a agroindústria do tabaco, sob Sistema de Integração de Produção. Nesse sistema, todos os trabalhadores envolvidos nos diferentes processos produtivos, inclusive fornecedores e subcontratados, devem seguir normas entre as quais as de Segurança e Saúde Ocupacional. O presente estudo objetivou verificar se a indústria fumageira com certificação do Sistema de Gestão Integrado está repassando as questões de Segurança e Saúde do Trabalho aos seus fornecedores de matéria-prima. O estudo foi conduzido em um município do Núcleo Regional de União da Vitória, PR. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas em 11 propriedades agrícolas, que comportam diretamente 29 trabalhadores rurais envolvidos na fumicultura. A metodologia utilizada foi de estudo de caso múltiplo, por meio de observação direta e entrevistas. As atividades realizadas nas propriedades pelos fumicultores na época de colheita e secagem do fumo caracterizaram-se pela carga horária média de trabalho de 11 horas. Observou-se falta de treinamento efetivo do modo de usar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) e de procedimentos de sua manutenção. Os sintomas relacionados à Doença da Folha Verde do Tabaco (DFVT) ou intoxicações com agroquímicos informados pelos trabalhadores foram semelhantes nas diferentes propriedades. Os resultados obtidos demonstram a ausência de diferenciação no tema segurança e saúde do trabalho entre as indústrias com ou sem certificação do Sistema de Gestão Integrado na Região.

Biografia do Autor

Dalva Paulista Miaqui, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Engenheira Agrônoma com especialização em MBA Gestão Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho.
Cezar Augusto Romano, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Natural de Curitiba-PR, é graduado (1977) em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Licenciado (1990) no Curso de Formação de Professores de Disciplinas Especializadas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com mestrado (2000) e doutorado (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desde 1979 (Associado-3). Foi Diretor do Campus Medianeira da UTFPR (1992-1996) e Vice-Reitor da UTFPR (1996-2002). Atualmente é Conselheiro Eleito do Conselho Universitário (COUNI) e do Conselho de Planejamento e Administração da UTFPR. Tem experiência nas áreas de Construção Civil e Administração, atuando principalmente nos temas: estratégia, planejamento, gestão, qualidade e inovação. É Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade PNQ-2011. Membro do Conselho Científico da Revista GEPROS/UNESP.
Maria Aparecida Cassilha Zawadneak, Universidade Federal do Paraná
Engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, em 1985. Concluiu o mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela UFPR (1988) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela UFPR (2006). Professora Associado do Departamento de Patologia Básica, do Setor de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Paraná. Atua como pesquisadora na área de Entomologia Agrícola na linha temática de identificação e manejo de pragas hortícolas e frutícolas. Vice-lider e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Horticultura da UFPR, que visa desenvolver tecnologias de produção de plantas hortícolas voltadas ao pequeno produtor. Atua como pesquisadora do Grupo de Extensão e Pesquisa em Produção Integrada - GEPPI e do Grupo de pesquisa Produção Integrada de Morango. É coordenadora de Projetos de Pesquisa e de Extensão vinculados ao Programa de Produção Integrada de Morango, do MAPA, que visa a difusão e a transferência de tecnologia de Produção integrada do Morangueiro no Estado do Paraná. Coordenadora de projeto de pesquisa na UFPR sobre Duponchelia fovealis Zeller (Lepidoptera: Crambidae), nova praga do morangueiro no Brasil.

Referências

AFUBRA. Associação dos Fumicultores do Brasil. Disponível em: <http://www.afubra.com.br/perfil-fumicultor.html>. Acesso em: 26 jul. 2016.

BECK, P. C. L. A Produção de Tabaco e as Doenças que Afetam os Agricultores pela Exposição Ocupacional. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação Tecnológica em Desenvolvimento Rural – PLAGEDER) - Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, Cachoeira do Sul, 2013.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora (NR 31), Segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura. Portaria n. 86, de 03/03/05 – DOU de 04/03/05. Disponível em: <http://www.maconsultoria.com/arquivos/9fb3954fa1c54be7baca3ea73561e7e2.pdf>. Acesso em: 29 out. 2016.

CARGNIN, M. C. dos S.; TEIXEIRA, C. de C.; MASTOVANI, V. M.; LUCENA, A. de F.; ECHER, I. C. Cultura do Tabaco Versus Saúde dos Fumicultores, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v25n2/0104-0707-tce-25-02-2940014.pdf >. Acesso em: 11 out. 2016.

CASTRO, L. S. P. de; MONTEIRO, J. K. Fumicultores advertem: a causa do seu sofrimento é a exploração no trabalho. Psicologia & Sociedade, v. 27, n. 1, p. 87-97, 2015. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS, Brasil. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/seerpsicsoc/ojs2/index.php/seerpsicsoc/article/view/3852/2478>. Acesso em: 10 out. 2016.

CUNICO, M. D. A percepção de riscos ocupacionais pelos fumicultores das comunidades de Itaíba (Marmeleiro - PR) e Volta Grande (IRATI - PR). 2013. 116f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Pato Branco (PR), 2013.

DALLAGO FILHO, A. Avaliação da relação produtor: empresa no sistema integrado de produção agrícola na cultura de fumo. 2003. 99f. Dissertação de Mestrado em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2003.

DESER. Departamento de Estudos Socioeconômicos Rurais. Tabaco, da Produção ao Consumo, uma cadeia de Dependência. Revista do Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais. Curitiba (PR), ago. 2010. Disponível em: <http://www.deser.org.br/publicacoes/revistaTabacoElabora%C3%A7%C3%A3oDeser-ACT.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2016.

HEEMANN, F. O cultivo do fumo e condições de saúde e segurança dos trabalhadores rurais. 2009. 170f. Dissertação (Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

INÁCIO, A. F. Exposição Ocupacional e Ambiental a Agrotóxicos e Nicotina na Cultura de Fumo do Município de Arapiraca. 2011. 100f. Dissertação (Doutorado) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Rio de Janeiro, 2011.

IPARDES. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Caderno Estatístico. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/>. Acessado em: 05 jan. 2017.

NUNES, G. C. Uso do EPI: Equipamentos de Proteção Individual nas pequenas propriedades rurais produtoras de fumo no Município de Jacinto Machado, SC. 2010. 59 f. Monografia (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, 2010.

OLIVEIRA, F. de; COSTA M. C. F. Cultivo de Fumo (Nicotiana tabacum L.). Universidade de São Paulo – USP, 2012.Disponível em: <http://respostatecnica.org.br/dossie-tecnico/downloadsDT/NTcwMg>. Acessado em: 19 out. 2016.

RIBEIRO NETO, J. B. M. Sistemas de gestão integrados: qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, segurança e saúde no trabalho. 4. ed. rev. São Paulo: Senac. São Paulo, 2013.

SCHOENHALS, M.; FOLLADOR, F. A. C.; SILVA, C. da. Análise dos impactos da fumicultura sobre o meio ambiente, à saúde dos fumicultores e iniciativas de gestão ambiental na indústria do tabaco. Rev. Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, v. 6, n. 2, p. 16-37, maio/ago. 2009.

SILVA, F. R. da. Risco ocupacional em fumicultores: genotoxicidade associada a susceptibilidade genética. 2011. 171 f. Tese (Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

SINDITABACO - Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco, 2016. Disponível em <http://sinditabaco.com.br/>. Acesso: 05 ago. 2016.

VEIGA, M. M. Agrotóxicos: eficiência econômica e injustiça socioambiental. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 145-152, jan./mar. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ csc/v12n1/13.pdf>. Acessado em: 15 jan. 2017.

ZIMMERMANN, M. Convenção-quadro para o controle do tabaco: perspectivas da fumicultura na região sul do Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas) -Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, 2009.

Publicado
2018-12-28
Seção
Artigos Originais