AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM O CURRÍCULO DE UM CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA

Cecília Godinho Batista, Paulo César de Resende Andrade, Mara Lúcia Ramalho

Resumo


O desenrolar da educação profissional, desde sua gênese, pautou-se pelas demandas econômicas, políticas e sociais. Essa realidade perdura até hoje, no mundo contemporâneo, em que em decorrência da explosão tecnológica, essa modalidade de ensino foi reestruturada com base na necessidade de educar os sujeitos de forma integral, para que sejam capazes de atuar autonomamente na sociedade tecnológica em que estão inseridos. Para tanto, os Institutos Federais de Educação assumem o desafio de oferecer uma educação profissional que atenda não somente as necessidades do mercado de trabalho, mas também desenvolva aspectos intelectuais e humanos, valores éticos, de cidadania e de criticidade no uso das tecnologias. O objetivo do trabalho foi realizar uma investigação científica para analisar se no Curso de Informática, integrado ao Ensino Médio, do IFNMG, Campus Pirapora, as tecnologias são apresentadas e tratadas no currículo. A metodologia traçada, para esta pesquisa qualitativa, foi a análise documental de documentos legais, curriculares e metodológicos do curso, aplicação de questionários para alunos e entrevista com docentes e profissionais do apoio pedagógico. A discussão e interpretação dos dados coletados foram por meio da análise de conteúdo. Ao final da pesquisa constatou-se que mesmo que de forma limitada, as tecnologias estão inseridas no currículo do curso e os docentes, alunos e pedagogos compreendem que as ferramentas tecnológicas podem facilitar e potencializar os processos de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Tecnologia; Educação Profissional; Formação Integral.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n2p295-319

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