APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (PBL): UMA INOVAÇÃO EDUCACIONAL?

  • Braz da Silva Ferraz Filho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline Coêlho dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renata Oliveira da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • William Bittencourt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Régis Nepomuceno Peixoto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roderval Marcelino Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problema, Inovação Educacional, Tecnologias Educacionais.

Resumo

O presente artigo trata de uma discussão acerca de Aprendizagem Baseada em Problema (PBL) e Inovação Educacional, buscando estabelecer relações significativas entre essas duas variáveis, a fim de identificar se há ou não inovação quanto à aplicação da PBL no processo de ensino. O arcabouço desta construção tem como objeto de reflexão a atual situação do ensino nas suas diferentes modalidades, que nos últimos anos sofrem com críticas negativas a respeito de sua qualidade e eficácia. Essa pesquisa trata-se de uma revisão sistemática da literatura, caracterizada como qualitativa de cunho exploratório descritivo. Para sua efetivação, foi realizada uma análise descritiva e bibliométrica em 21 artigos da base de dados SCOPUS. Evidenciou-se que a PBL, apesar de não ser atual, propõe um repensar os métodos tradicionais de ensino, bem como sugere inovação nas práticas-pedagógicas, desde que, esta esteja planejada dentro dos critérios norteadores já pré-estabelecidos para área, ou seja, que atendam à indicadores de inovação educacional, e que estejam em concordância com o contexto aplicado.

Biografia do Autor

Braz da Silva Ferraz Filho, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestrandos do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Aline Coêlho dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestrandos do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Renata Oliveira da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestrandos do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
William Bittencourt, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestrandos do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Régis Nepomuceno Peixoto, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestrandos do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Roderval Marcelino, Universidade Federal de Santa Catarina
Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil.

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Publicado
2017-12-20
Seção
Artigos de Revisão