A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO: A FORMAÇÃO DO EDUCADOR ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Tatiane Negrini, Letícia Fleig Dal Forno

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar a relação da formação de profissionais da Educação Especial e a interdisciplinaridade quanto à inclusão. Definindo-se a interdisciplinaridade como uma variável relevante no atendimento educacional especializado, bem como, pertencente ao desenvolvimento da gestão do conhecimento no contexto escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa e da análise de conteúdo foram estudadas cinco ementas de disciplinas de um curso de Educação Especial, de descrições presentes em políticas públicas acerca do papel e das ações do educador especial, bem como, da descrição de três educadoras especiais acerca das suas percepções da interdisciplinaridade em sua formação. Observou-se que a interdisciplinaridade faz-se presente nas relações da prática educacional do educador especial, quanto ao modo de percepcionar às intervenções pedagógicas, e em relação ao modo de organizar e desenvolver o planejamento do atendimento e da avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais.

Palavras-chave


Educação Especial; Gestão do Conhecimento; Inclusão; Interdisciplinaridade; Formação

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DOI: http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n2p503-524

Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
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