Gênero, Sexualidade e Meios de Comunicação: Uma Abordagem Crítica Desses Conceitos na Educação

Fabiane Freire França, Delton Aparecido Felipe, Geiva Carolina Calsa

Resumo


O artigo discute os conceitos de gênero e sexualidade e
sua construção a partir do saber escolar e da mídia. Questiona-se o fato de o público feminino pertencer a um grupo minoritário e que tem a construção cultural e social de sua sexualidade limitada: diferentes mídias utilizam a imagem do corpo feminino como mercadoria. Em vista disso, realizou-se uma pesquisa dos conceitos de gênero e sexualidade presentes no conteúdo da revista Capricho e do programa Malhação. Os dados revelam que esses meios de comunicação ditam normas de identidade e comportamento em relação a esses conceitos. Sendo assim, a instituição escolar deve favorecer a conscientização dos jovens em relação aos conceitos e valores expressos pela mídia.

Palavras-chave


Educação; Gênero; Sexualidade; Meios de comunicação; Education; Gender; Sexuality; Medias.

Texto completo:

Artigo_Pdf


Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9176 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1516-2664 Versão impressa interrompido em 2019

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.