A Imagem no Interior da Análise de Discurso: Apresentação de uma Possibilidade de Leitura
Palavras-chave:
Análise de discurso, Cinema, Imagem, Discursive Analysis, Image.
Resumo
Este artigo tem por objetivo expor a possibilidade de leitura de um texto imagético referente ao discurso cinematográfico, mais precisamente, mostrar o modo como a imagem possui uma significação própria, que pode ser pensada independente do discurso verbal, no filme brasileiro Quanto Vale ou É por Quilo?, de Sérgio Bianchi, que aborda questões de exclusão e exploração social. Nesta perspectiva, escolhemos utilizar como arcabouço teórico alguns pressupostos básicos da análise de discurso de linha francesa para mostrar o modo como a imagem, considerada como prática discursiva, está inscrita na história e produzindo seus efeitos de sentido.
Publicado
2008-06-25
Edição
Seção
Artigos Originais
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.