Discurso Pedagógico: Uma Análise dos Registros Regulativo e Instrucional e suas Implicações na Aula de Língua Estrangeira

  • Jakeline Aparecida Semechechem UEM
  • Raquel Cristina Mendes de Carvalho Unicentro
Palavras-chave: Discurso pedagógico, Língua estrangeira, Competência comunicativa, Pedagogic discourse, Foreign language, Communicative competence.

Resumo

O presente artigo relata uma pesquisa etnográfica cujo propó-sito foi investigar como uma professora organiza, estrutura e regula seu discurso na aula de Língua Estrangeira. Para conduzir este estudo, os da-dos foram coletados nas aulas de Inglês de uma escola particular, por meio de gravações das aulas em áudio, diário da professora e notas de campo de uma observadora. Os dados foram analisados à luz da teoria de Bernstein (1996) sobre os registros regulativo e instrucional no discurso pedagógico. Este estudo enfatiza que o discurso do professor é organizado para promover interação na aula (registro regulativo), bem como promover insumo na lín-gua estrangeira (registro instrucional). Enfatiza, por isto, que o uso da língua estrangeira em ambos os registros, isto é, o regulativo e o instrucional, pro-move mais oportunidades para os aprendizes desenvolverem a competência comunicativa na língua estrangeira, neste caso, em Língua Inglesa. PALAVRAS-CHAVE:

Biografia do Autor

Jakeline Aparecida Semechechem, UEM
Graduada em Letras - Inglês e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO (Guarapuava-Pr); Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá - UEM.
Raquel Cristina Mendes de Carvalho, Unicentro
Docente do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO (Guarapuava-Pr): Mestre em Língua Inglesa e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Publicado
2008-06-25
Seção
Artigos Originais