O MÉTODO DE CASOS COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Alessandra de Souza Santos, Frederico de Carvalho Figueiredo

Resumo


O método de casos tem sido empregado com sucesso na literatura gerencial como ferramenta de aprendizagem organizacional para se criar, adquirir, desenvolver, transferir e reter conhecimentos, documentando de forma cooperativa o conhecimento e a experiência adquiridos. Essa metodologia tem sido utilizada também no setor público, pois retrata o conhecimento tácito e sistematiza e registra experiências relevantes, incorporando-as à memória organizacional e permitindo que a organização analise desafios e oportunidades ao abordar lições aprendidas e documentar melhores práticas que podem contribuir para a tomada de decisões em situações complexas. Em razão da potencial aplicação do método de casos como ferramenta de gestão do conhecimento, pela conversão do conhecimento tácito em explícito, o presente artigo consiste em revisão sistemática de literatura que tem por objetivo verificar se o método de casos tem sido documentado na literatura como ferramenta de gestão de conhecimento. Os achados foram escassos e sugere-se a realização de futuras pesquisas nesse sentido.

Palavras-chave


Método do caso; Gestão do conhecimento; Aprendizagem organizacional; Escola de governo

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DOI: http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2019v24n1p175-195

Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
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ISSN 1516-2664 Versão impressa interrompido em 2019

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