A Dança na Contemporaneidade Relacionada à Metodologia Histórico-Crítica

  • Kelly Cristina Saraiva Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • Meire Aparecida Lóde Nunes Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Palavras-chave: Dança na escola, Dança Contemporânea, Metodologia Histórico-crítica.

Resumo

Sabe-se que a metodologia da dança fomentada na contemporaneidade apresenta resultados consideráveis com relação ao desenvolvimento integral do ser humano, porém sua aplicabilidade nas instituições de ensino formal ainda não é satisfatória. Diante deste contexto, o presente trabalho vem com o intuito de tentar desenvolver uma relação entre as propostas de dança contemporânea e as propostas educacionais que estão sendo discutidas nos dias de hoje, para que dessa maneira se evidencie sua importância enquanto elemento educacional. Optou-se, nesse momento, em trabalhar com a Pedagogia Histórico-crítica, devido às proximidades das propostas apresentadas por essa e as de dança na contemporaneidade. Por meio da realização dessa pesquisa, que caracteriza-se como bibliográfica, pode-se perceber que ambas as propostas seguem o mesmo rumo, ou seja, a formação crítica-social do ser humano. Desta forma, percebe-se que as discussões acerca da Dança na Contemporaneidade estão relacionadas diretamente com a proposta de ensino da Pedagogia Histórico-crítica.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Saraiva, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Discente do curso de Educação Física do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. E-mail: kellyrosaflor@hotmail.com
Meire Aparecida Lóde Nunes, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Docente Especialista do curso de Educação Física do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. E-mail: meirelode@cesumar.br
Publicado
2009-10-21
Seção
Artigos Originais