Gestão Democrática: O Papel do Coordenador Pedagógico nos Cursos de Graduação

  • Luiz Roberto Prandi Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Urânia Flores da Cruz Freitas Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
  • Alexandra Bonifácio Universidade Paranaense - UNIPAR
Palavras-chave: Coordenação Pedagógica, Gestão Democrática, Ensino Superior.

Resumo

Considerando a relevância dos diferentes papéis profissionais em uma instituição educacional, dentre elas a Universidade, este estudo focará sua análise no (a) coordenador (a) pedagógico (a), tendo como objetivo identificar aspectos concernentes ao papel deste nos cursos de graduação e sua relação com a gestão educacional na perspectiva democrática. Conclui enfatizando que a coordenação pedagógica precisa ter claro que a proposta pedagógica da instituição quando implementada, gerida e avaliada por todos os segmentos proporcionará uma educação de qualidade e libertadora e que o ensino superior tem um papel fundamental no processo de transformação, resgatando inicialmente as referências coletivas e a convicção de que é possível intervir no processo de construção histórica da sociedade.

Biografia do Autor

Luiz Roberto Prandi, Universidade Paranaense - UNIPAR
Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Ciências da Educação Universidade Guarulhos - UNG; Docente Titular na Universidade Paranaense - UNIPAR. E-mail: pranddi@hotmail.com
Urânia Flores da Cruz Freitas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
Mestre em Educação pela Universidade de Brasília – UNB; Membro do grupo de pesquisa de História do Trabalho na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Pesquisadora voluntária do PROEJA na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. E-mail: uraniaflores@yahoo.com.br
Alexandra Bonifácio, Universidade Paranaense - UNIPAR
Graduada em Letras na Universidade Paranaense – UNIPAR; Especialista em Linguística e Literatura. E-mail: alexanbn@hotmail.com
Publicado
2010-03-16
Seção
Artigos Originais