A Depressão Infantil, o Rendimento Escolar e a Autoeficácia: Uma Revisão da Literatura
Palavras-chave:
Depressão Infantil, Autoeficácia, Desempenho Escolar.
Resumo
A depressão pode afetar a vida das crianças, e, na atualidade, este assunto tem ganhado destaque em vista das repercussões para a vida acadêmica delas. Objetiva-se identificar na literatura indexada artigos e livros científicos que abordam a relação existente entre a depressão infantil, o julgamento que a criança faz de sua autoeficácia para realizar atividades e o rendimento escolar. Procedeu-se à seleção dos artigos junto às bases de dados – LILACS e Scielo – e de livros, através de bibliotecas de universidades, no período de 1993 a 2008. Na análise dos estudos foi possível perceber que, em consequência da depressão infantil, pode ocorrer comprometimento emocional, cognitivo e das funções sociais. Os principais sintomas são dificuldade de concentração, sensação de inutilidade, sensação de culpabilidade excessiva, interesse ou prazer reduzidos, falta de expressão emocional, diminuição na motivação e abatimento. A queda no rendimento escolar pode ser considerada um sintoma significativo deste transtorno. O mecanismo através do qual a depressão infantil afeta o rendimento escolar passa por um processo em que a crença de autoeficácia da criança é prejudicada, ou seja, quando a criança está em processo depressivo ela não consegue acreditar no próprio desempenho, tendendo a apresentar baixo rendimento acadêmico, e a depressão pode ser agravada. O estudo mostra a necessidade de mais pesquisas empíricas que permitam dimensionar os fatores individuais e ambientais associados à depressão ao longo do desenvolvimento infantil. Tais pesquisas constituem-se em um importante passo no sentido de elucidar os cuidados e recomendações que são relevantes para o planejamento dos programas de intervenção.
Publicado
2010-08-16
Edição
Seção
Artigos Originais
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