A Depressão Infantil, o Rendimento Escolar e a Autoeficácia: Uma Revisão da Literatura

  • Andréia Mara Fernandes Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
  • Rute Grossi Milani Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Palavras-chave: Depressão Infantil, Autoeficácia, Desempenho Escolar.

Resumo

A depressão pode afetar a vida das crianças, e, na atualidade, este assunto tem ganhado destaque em vista das repercussões para a vida acadêmica delas. Objetiva-se identificar na literatura indexada artigos e livros científicos que abordam a relação existente entre a depressão infantil, o julgamento que a criança faz de sua autoeficácia para realizar atividades e o rendimento escolar. Procedeu-se à seleção dos artigos junto às bases de dados – LILACS e Scielo – e de livros, através de bibliotecas de universidades, no período de 1993 a 2008. Na análise dos estudos foi possível perceber que, em consequência da depressão infantil, pode ocorrer comprometimento emocional, cognitivo e das funções sociais. Os principais sintomas são dificuldade de concentração, sensação de inutilidade, sensação de culpabilidade excessiva, interesse ou prazer reduzidos, falta de expressão emocional, diminuição na motivação e abatimento. A queda no rendimento escolar pode ser considerada um sintoma significativo deste transtorno. O mecanismo através do qual a depressão infantil afeta o rendimento escolar passa por um processo em que a crença de autoeficácia da criança é prejudicada, ou seja, quando a criança está em processo depressivo ela não consegue acreditar no próprio desempenho, tendendo a apresentar baixo rendimento acadêmico, e a depressão pode ser agravada. O estudo mostra a necessidade de mais pesquisas empíricas que permitam dimensionar os fatores individuais e ambientais associados à depressão ao longo do desenvolvimento infantil. Tais pesquisas constituem-se em um importante passo no sentido de elucidar os cuidados e recomendações que são relevantes para o planejamento dos programas de intervenção.

Biografia do Autor

Andréia Mara Fernandes, Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Discente do curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; Vinculada ao Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário de Maringá – PICC / CESUMAR. E-mail: andreiamaraf@hotmail.com
Rute Grossi Milani, Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Mestrado e Doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo – USP; Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: rute@cesumar.br
Publicado
2010-08-16
Seção
Artigos Originais