Bullying: O Comportamento Violento no Âmbito Escolar, sua Interferência no Processo de Aprendizagem e o Papel da Família na Dissolução desse Conflito

Juliana Rui Fernandes dos Reis Goncalves

Resumo


O Bullying é um termo de origem inglesa que trata do conjunto de atitudes violentas de caráter intencional e repetitivo, realizado por um ou mais agressores, contra suas vítimas, sendo uma prática encontrada no meio escolar, a qual é realizada tanto por garotos quanto por garotas, com o fim de agredir intencionalmente uma pessoa ou um grupo de pessoas, considerado pelos agressores como pessoas fracas e que “destoam” do meio onde estão inseridas. A preocupação com o bullying tem sido crescente na sociedade contemporânea, tendo em vista o número de casos que têm gerado verdadeiras barbáries no meio escolar. As vítimas de bullying, em função de todos os aspectos da violência sofrida, poderão vir a desenvolver diferentes doenças psíquicas e/ou físicas, as quais tendem a comprometer o seu desempenho escolar por diminuição da concentração, desinteresse gradual pelos estudos, dificuldade de aprendizagem, o que pode gerar exclusão, faltas e evasão escolar, pelo fato de que o aluno vítima tem a escola como um local de sofrimento, de segregação. A Escola, além de conhecer como se dá o processo de aprendizagem, deve perceber aquilo que ocorre com os seus alunos, reconhecendo os fatores que interferem no aprendizado destes, sendo o bullying fato determinante no que diz respeito à diminuição do rendimento escolar. Sendo assim, essa violência se mostra como um problema para a convivência dos alunos na escola que pode até mesmo transpassar os seus muros, devendo, por isso mesmo, ser percebida e combatida de forma sistemática. Ademais, não basta que essa prática seja conhecida e combatida na escola para que se consiga sua diminuição, tendo os pais um papel importante na solução desse problema. Dessa forma, buscar-se-á analisar o fenômeno Bullying no ambiente escolar e sua interferência nos processos de aprendizagem e o papel da família na dissolução desse conflito.

Palavras-chave


Bullying; Família; Interferência no Rendimento Escolar; Violência

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DOI: http://dx.doi.org/10.17765/2176-9184.2016v16n1p9-24

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Revista Jurídica Cesumar - Mestrado
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