O Respeito aos Direitos do Apenado, em Relação ao Trabalho e à Educação, no Estado do Pará: Estudo de Caso Realizado no Presídio Estadual Metropolitano II (PEM II)

  • Marilze Ribeiro Bitar FACI/DeVry
  • Alexandre Manuel Lopes Rodrigues FACI/DeVry E UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
Palavras-chave: Direitos Humanos, Execução Penal, Estabelecimento Penal, Educação, Trabalho

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar se os direitos do apenado, em relação ao trabalho e à educação, encontram-se resguardados no Estado do Pará, em particular no Presídio Estadual Metropolitano II, com vista a manter a dignidade da pessoa humana e o possível incentivo à sua ressocialização. O método de abordagem utilizado foi o dialético, com a revisão da literatura, e como método de procedimento a pesquisa documental, o estudo de caso e a pesquisa-ação, com a análise dos dados por meio da pesquisa quantitativa e qualitativa. Como resultado, observou-se que o cumprimento da pena, no que tange à educação e ao trabalho, não é desenvolvido de acordo com o preceituado na Lei de Execução Penal. Conclui-se que os estabelecimentos penais possuem, como problema mais grave a enfrentar, a ocupação muito acima das vagas existentes, em sua maior parte por presos provisórios, sendo requerido o aprimoramento da assistência educacional e do trabalho ofertado ao apenado.

Biografia do Autor

Marilze Ribeiro Bitar, FACI/DeVry
Psicóloga pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e Direito pela FACI/DeVry; Assessora da Corregedoria Geral do MPE/PA, Brasil.
Alexandre Manuel Lopes Rodrigues, FACI/DeVry E UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
Doutor em Direito Penal e Direitos Fundamentais pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Docente em Universidades e Promotor de Justiça no MPE/PA, Brasil.
Publicado
2016-04-29
Seção
Doutrinas