O Aprimoramento da (Ciber)Democracia a Partir do Direito de Liberdade de Expressão

  • Felipe de Ivanoff IMED - Faculdade Meridional
  • Angela Araújo da Silveira Espindola IMED - Faculdade Mericional
Palavras-chave: Ciberdemocracia, Democracia, Liberdade de Expressão

Resumo

O presente artigo tem como tema o direito de liberdade de expressão tratado como um fundamento da democracia e um meio para evoluí-la. Objetiva-se identificar um modelo democrático compatível com a atualidade; apresentar o direito de liberdade de expressão como um de seus alicerces; investigar o posicionamento do Supremo Tribunal Federal nas questões que envolvem este direito; e demonstrar de que forma o exercício da liberdade de expressão pode auxiliar na evolução da democracia, especialmente no contexto contemporâneo da ciberdemocracia. Isto será feito como forma de responder se efetivamente a liberdade de expressão é uma ferramenta apta a auxiliar a promoção dos ideais democráticos, tendo como hipótese uma resposta positiva. Na realização deste estudo utilizar-se-á o método indutivo através de uma investigação bibliográfica de doutrina, lei e de jurisprudência. Primeiramente, serão abordadas separadamente a democracia e a liberdade de expressão, para, ao final, contemplá-las em paralelo com a ciberdemocracia.

Biografia do Autor

Felipe de Ivanoff, IMED - Faculdade Meridional
Discente do Programa de Pós-Graduação em Direito da IMED. Especialista em Direito Tribuntário. Advogado. felipe.ivanoff@yahoo.com.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1890421596366639.
Angela Araújo da Silveira Espindola, IMED - Faculdade Mericional
Doutora e Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da IMED. Professora Adjunta do Departamento de Direitos e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação da UFSM. Membro Fundador da Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL). Vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi). Advogada. ange.espindola@gmail.com. Lattes http://lattes.cnpq.br/8242346710380248
Publicado
2015-11-30
Seção
Doutrinas