O Fenômeno “Reclame Aqui” à Luz da Antropologia Jurídica: Um Exemplo de Pluralismo Jurídico

  • Marcelo Tadeu Nascimento Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas http://orcid.org/0000-0001-8111-1076
  • Marco Antonio Barbosa Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Palavras-chave: Sociedade da Informação, Antropologia Jurídica, Pluralismo Jurídico, Direitos do Consumidor

Resumo

O presente trabalho propõe abordar o fenômeno Reclame Aqui, canal digital por meio do qual fornecedores e consumidores dialogam sobre impasses e resolvem seus conflitos (direitos consumeristas). O método é a revisão bibliográfica e a análise direta da funcionalidade do referido site. Desse modo, verificar a possibilidade de enquadramento desse canal digital na perspectiva dos sistemas mistos de Direito, conforme a definição da Antropologia Jurídica contemporânea a qual sustenta que em um campo social determinado é possível identificar comportamentos ligados a mais de um sistema jurídico, que o Estado (direito oficial) nega, reconhece ou tolera, constitui-se no problema e no objetivo da pesquisa. Conclui-se que o fenômeno Reclame Aqui se enquadra na referida perspectiva teórico-antropológica. Isso em razão do fato de se constituir em meio de solução de conflitos relativos aos direitos do consumidor sem, no entanto, apenas se pautar nas normas do direito oficial, mas, adotando soluções criativas, não dogmáticas, que visam sobretudo a solução do problema, dando, assim, provas de visão alargada do Direito, cujas principais referências são a eficácia e a ética.

Biografia do Autor

Marcelo Tadeu Nascimento, Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas
Mestrando em Direito da Sociedade da Informação nas Faculdades Metropolitanas Unidas. Pós graduado em processo pela UNAERP. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela FIRP. Advogado.
Marco Antonio Barbosa, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Professor, pesquisador e orientador do Curso de Graduação em Direito e do Mestrado em Direito da Sociedade da Informação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP). E-mail: marco.barbosa@fmu.br

Referências

ÁGORA. 2015. Disponível em: http://www.superpesquisa.com. Acesso em: 18 dez. 2015.

ASSIS, Olney Queiroz; KÜMPEL, Vitor Frederico. Manual de Antropologia Jurídica. São Paulo: Saraiva, 2015.

BARBOSA, Marco Antonio; SANTOS, Marco Aurélio Moura dos. O direito na sociedade da informação e perspectivas para a sociedade do conhecimento. Direitos Fundamentais & Justiça, ano 8, n. 28, jul./set. 2014, p. 82-99.

BARBOSA, Marco Antonio. Pluralismo Jurídico na Sociedade da Informação. Direitos Fundamentais & Justiça, ano 6, n. 20, jul./set. 2012, p. 114-134.

BARBOSA, Marco Antonio. Direito Antropológico e Terra Indígenas no Brasil. São Paulo: Fapesp/Plêiade, 2001.

BOSCO, Tiago. Os bastidores do Reclame Aqui e o novo perfil do consumidor. 2013. Disponível em: http://www.revistawide.com.br/e-commerce/bastidores-doreclameaqui. Acesso em: 14 dez. 2015.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede: a era da informação, economia, sociedade e cultura. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, v. 1, 2005.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Ed. ZAHAR, 2003.

CRUZ, Marília de Oliveira. Midiatização e relações de consumo: um estudo de caso sobre as interações dos discursos entre consumidores e empresas no site Reclame Aqui. 2013. Dissertação (mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação Stricto sensu, Belo Horizonte, 2013.

FERRAZ JR, Tércio Sampaio. Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, dominação. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

GALINDO, Daniel; BASSETTO, Jefferson. As muitas vozes do consumidor contemporâneo ecoam na ágora virtual. In: INTERCOM - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Recife, PE. Anais eletrônicos... Disponível em: http://www.danielgalindo.ppg.br/As%20muitas%20vozes%20do%20consumidor%20contemporaneo%20ecoam%20na%20agora%20virtual.pdf. Acesso em: 11 nov. 2015.

GOMES, Helton Simões. Conexão à internet via smartphone dobra no Brasil diz Google. Disponível em: .http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/08/conexao-internet-smartphone-dobra-no-brasil-em-2015-diz-google.html. Acesso em: 14 dez. 2015.

IAMUNDO, Eduardo. Sociologia e Antropologia do Direito. São Paulo: Saraiva, 2014.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Anthropologie Structurale. Paris: Plon, 1974.

MANY use internet daily. 2015. Disponível em: http://www.pewglobal.org/2015/03/19/internet-seen-as-positive-influence-on-education-but-negative-influence-on-morality-in-emerging-and-developing-nations/technology-report-11/. Acesso em: 15 dez. 2015.

MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

PAESANI, Liliana Minardi. Direito e Internet: liberdade de informação, privacidade e responsabilidade civil. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PÁGINA inicial - Reclame Aqui. 2015. Disponível em: http://www.reclameaqui.com.br/. Acesso em: 18 dez. 2015.

PORTAL Reclame Aqui - Como funciona? 2015. Disponível em: http://www.reclameaqui.com.br/como_funciona/o-que-e-o-reclame-aqui_7/. Acesso em: 14 dez. 2015.

PORTAL Reclame Aqui - Selo RA1000. 2015. Disponível em: http://www.reclameaqui.com.br/selo/. Acesso em: 14 dez. 2015.

SANTOS, Boaventura de Souza. O discurso e o poder: ensaio sobre a sociologia da retórica jurídica. Porto Alegre: Fabris, 1988.

SILVA, Narjara Bárbara Xavier; PAIVA, Cláudio Cardoso. Comunicação Digital: Estudo do Site Reclame Aqui - Um novo meio convergente entre a empresa e o consumidor 2.0. Revista Eletrônica Temática, ano V, n. 12, Dez. 2009, p. 1-14. Disponível em: http://www.insite.pro.br/2009/dezembro/narjara_reclame_consumidor.pdf. Acesso em: 12 nov. 2015.

TEMPERINI, Alessandro. Trabalhar com Facebook? Entenda o que é e o que faz o profissional de Social Media. 2015. Disponível em: http://papouniversitario.anhembi.br/2015/04/trabalhar-com-facebook-entenda-o-que-e-e-o-que-faz-o-profissional-de-social-media/. Acesso em: 11 jan. 2016.

Publicado
2016-12-19
Seção
Artigo Original