A COGESTÃO COMO INSTRUMENTO DE CONCRETIZAÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA

  • Elizabet Leal Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Fábio Siebeneichler Andrade Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Palavras-chave: Cogestão, Empresa, Função Social, Trabalho

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar o instituto da cogestão como um instrumento que permitirá à empresa efetivamente cumprir sua função social. Para tanto surge a problemática de como a cogestão deve ser trabalhada para que atinja a finalidade almejada. Desta forma tem-se como hipótese a necessária participação dos trabalhadores nas decisões importantes da empresa de maneira mais direta, facilitando a institucionalização da sua função social. Reconhece-se que não é tarefa nada fácil, pois não faz parte da cultura empresarial brasileira ter os trabalhadores como partícipes de suas decisões e até mesmo de suas gestões. Portanto tal tema tem especial relevância quando se trata de estabelecer cada vez mais um equilíbrio na relação de trabalho, fundada basicamente na subordinação. Para o desenvolvimento da presente pesquisa utilizou-se o método dedutivo, pautado na técnica de pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Elizabet Leal Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel - UNIVEL. Mestre em Ciências Jurídicas pela - UNICESUMAR. Doutoranda no programa de pós-graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Bolsista Capes.
Fábio Siebeneichler Andrade, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Doutor em Direito pela Universidade de Regensburg - Alemanha. Professor titular de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Advogado em Porto Alegre - RS.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 10 mar. 2016.

COMPARATO, Fábio Konder. Direito empresarial. São Paulo: Saraiva, 1995.

DA PAZ JUNIOR, Anselmo Domingos. A função social da empresa como um princípio do direito do trabalho pós-moderno. 2007. Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007.

FARIA, José Henrique. Cogestão: uma nova instituição. Revista de Administração IA-USP, v. 17, n. 01, janeiro/março, 1982. Disponível em: www.rausp.br/busca/ artigo.asp?. num _ artigo=922. Acesso em: 15 ago. 2015.

FRAZÃO, Ana. Função social da empresa: repercussões sobre a responsabilidade civil de controladores e administradores de S/As. Rio de Janeiro: Renovar, 2011.

MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do trabalho, 13. ed. rev. e ampl. atual. até dezembro de 2000. São Paulo: Atlas, 2001.

FACCHINI NETO, Eugênio; ANDRADE, Fábio Siebeneichler. A funcionalização do direito: a empresa e sua função social. In: STEINDORFER, Fabriccio; MIZUTA, Alessandra. Limitações constitucionais ao exercício da atividade econômica. Curitiba: Juruá, 2016, p. 11-41.

JORGE NETO, Francisco Ferreira; CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa. Direito do trabalho. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. Tomo II.

ROMITA, Arion Sayão. Direitos fundamentais nas relações de trabalho. 2. ed. rev. e aum. São Paulo: LTr, 2007.

RUSSOMANO, Mozart Victor. 9. ed. Curitiba: Juruá, 2004.

SILVA, Antônio Álvares da. Cogestão no estabelecimento e na empresa. São Paulo: LTr, 1991.

SILVA, Elizabet Leal. Emancipação do trabalhador e dignidade no trabalho. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2011.

SUSSEKIND, Arnaldo et al. Instituições de direito do trabalho. 21. ed. atual. São Paulo: LTr, 2003. v. 1.

SUSSEKIND, Arnaldo. Direito constitucional do trabalho. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

Publicado
2017-05-05
Seção
Doutrinas