A INDÚSTRIA CULTURAL E O CARÁTER FICTÍCIO DA INDIVIDUALIDADE NA DEFINIÇÃO DE CONSUMIDOR-COMUNIDADE GLOBAL

  • Loiane da Ponte Souza Prado Verbicaro Centro Universitário do Pará
  • Dennis Verbicaro Soares Universidade Federal do Pará e Centro Universitário do Pará
Palavras-chave: Consumidor-Comunidade Global, Individualidade Fictícia, Indústria Cultural, Vulnerabilidade Transnacional

Resumo

O presente artigo tem por escopo realizar, por meio de pesquisa teórica, uma análise da conversão da indústria cultural em técnica de manipulação das massas com a consequente formatação do indivíduo e negação da sua individualidade e, nesse cenário, propõe-se a refletir sobre o conceito global de consumidor, diretamente afetado por esses influxos. Em linhas conclusivas, a pesquisa convalida a tese de que o conceito de consumidor ultrapassa fronteiras nacionais e assume uma dimensão internacional, tomando como fator legítimo de discriminação sua vulnerabilidade econômica transnacional diante de necessidades de consumo globais, estimuladas por uma indústria cultural a serviço do consumismo, a pretexto de anunciar uma maior emancipação e liberdade econômica do indivíduo.

Biografia do Autor

Loiane da Ponte Souza Prado Verbicaro, Centro Universitário do Pará
Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca, Mestre em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará, Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará - suma cum laude, Coordenadora Adjunta e Professora da Graduação e do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário do Pará. Graduanda em Filosofia na Universidade Federal do Pará.
Dennis Verbicaro Soares, Universidade Federal do Pará e Centro Universitário do Pará
Doutor em Direito do Consumidor pela Universidade de Salamanca (Espanha), Mestre em Direito do Consumidor pela Universidade Federal do Pará. Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Pará, Professor da Graduação e Especialização do Centro Universitário do Pará.

Referências

ADORNO, Theodor. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz & Terra, 2015.

ADORNO, HORKHEIMER. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BARBOSA, Fernanda; MULTEDO, Renata. Danos Extrapatrimoniais Coletivos. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, ano 23, v. 93, maio/jun. 2014.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1993.

BENJAMIN, Antônio Herman; MARQUES, Cláudia Lima. Extrato do Relatório Geral da Comissão de Juristas do Senado Federal para atualização do Código de Defesa do Consumidor. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, ano 23, v. 93, maio/jun. 2014.

BUJOSA VADELL, Lorenzo. La protección jurisdicional de los intereses de grupo. Barcelona: José María Bosh, 1995.

DEBORD, Guy. La Sociedad del Espetáculo. Valencia: Pré-Textos, 2007.

DE LUCCA, Newton. Direito do Consumidor. São Paulo: Quartier Latin, 2003.

GATTI, Luciano. Theodor W. Adorno: Indústria Cultural e Crítica da Cultura. In: NOBRE, Marcos (Org.). Curso Livre de Teoria Crítica. Campinas: Papirus, 2008.

HOMERO. Odisseia. São Paulo: Martin Claret, 2005.

JIMENEZ, Marc. Para ler Adorno. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1977.

MARCUSE, Hebert. El Hombre Unidimensional. Barcelona: Seix Barral, 1972.

MARQUES, Cláudia Lima. A proteção dos consumidores em um mundo globalizado: Studium Generale sobre o consumidor como Homo Novus. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, ano 22, v. 85, jan./fev. 2013.

PALHARES, Taisa. Walter Benjamin, Teoria da Arte e Reprodutibilidade Técnica. In: NOBRE, Marcos (Org.). Curso Livre de Teoria Crítica. Campinas: Papirus, 2008.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. A Atualidade de Walter Benjamin e de Theodor W. Adorno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

TERRA, Ricardo. Hebert Marcuse. Os limites do paradigma da revolução: ciência, técnica e movimentos sociais. In: NOBRE, Marcos (Org.). Curso Livre de Teoria Crítica. Campinas: Papirus, 2008.

Publicado
2017-05-05
Seção
Doutrinas