A Importância da Compreensão do que é o Homem para o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana

  • Ivan Aparecido Ruiz Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Priscilla Galli Silva Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
Palavras-chave: Homem, Dignidade da pessoa humana, Filosofia do Direito

Resumo

O objetivo deste texto é fazer uma abordagem da evolução do conceito do homem ocorrido com o passar do tempo e demonstrar a relação direta desse conceito com o princípio da dignidade humana. Nesse contexto, verifica-se que para concretizar e operacionalizar o referido princípio, sem que se acabe por deixá-lo sem conteúdo, devido a sua complexidade, é preciso realizar uma análise profunda a respeito do que é o homem. Partindo dessa resposta se torna possível vislumbrar o princípio da dignidade da pessoa humana como algo tangível, não permitindo que se incorra em um discurso vazio, que apenas prega a importância dele, mas não consegue utilizá-lo para dar a resposta que uma situação concreta exige. Desse modo, constata-se a importância de atribuir uma carga ontológica ao homem, bem como analisá-lo em seu aspecto relacional. Assim, tendo em vista que o princípio da dignidade humana deve proteger aquelas características intrínsecas do homem, sem as quais deixa de ser pessoa, elencá-las em um conceito do que seja o homem torna mais compreensível a conceituação do referido princípio e, consequentemente, melhora sua aplicação nos casos que se apresentem ao Poder Judiciário.

Biografia do Autor

Ivan Aparecido Ruiz, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
Pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – FDUL, Doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR, Professor Associado do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR. e, também, do Programa de Mestrado Ciência Jurídicas do Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR. Advogado no Paraná.
Priscilla Galli Silva, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
Mestranda em Direito na linha de pesquisa instrumentos de efetivação dos Direitos da Personalidade pelo Unicesumar no Paraná. Especialista em Direito Civil e Processual Civil pelo Instituto Paranaense de Ensino. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Advogada atuante. Endereço eletrônico: pri.galli@hotmail.com.

Referências

BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

CANTALI, Fernanda Borghetti. Direitos da personalidade: disponibilidade relativa, autonomia privada e dignidade humana. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

GONÇALVES, Diogo Costa. Pessoa e direitos da personalidade: fundamentação ontológica da tutela. Coimbra: Almedina, 2008.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, 2007.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dimensões da dignidade: ensaios de filosofia do direito e direito constitucional. 2. ed. rev. ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.

ZENNI, Alessandro Severino Vallér. A crise do direito liberal na pós-modernidade. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris, 2006.

Publicado
2016-12-19
Seção
Artigo Original