BENEFÍCIOS FISCAIS DECLARADOS INCONSTITUCIONAIS E OS REFLEXOS ECONÔMICOS E JURÍDICOS

Lucas Pires Maciel, Marisa Rossignoli

Resumo


O artigo tem como escopo estudar os efeitos jurídicos e econômicos na ocasião em que o Supremo Tribunal Federal declara um benefício fiscal inconstitucional. Para a realização do estudo iniciou-se enunciando as ciências que interferem no presente caso, o Direito e a Economia. Viu-se que são ciências independentes nos seus méritos, porém com íntima relação, haja vista a sua interdisciplinaridade. Tratou sobre a extrafiscalidade dos tributos e a sua importância na economia. Abordou o Direito ao Desenvolvimento e as características que devem nortear essa extrafiscalidade. Ademais, tratou dos benefícios fiscais, como forma de incentivar a economia e os meios utilizados pelos entes tributantes para desoneração tributária. Apresentou os efeitos jurídicos e econômicos de benefícios declarados inconstitucionais e enfatizando a possibilidade ou não de o fisco exigir o principal e multa dos contribuintes que gozaram desses benefícios considerados inconstitucionais. Para elaboração do artigo utilizou-se o método dedutivo com pesquisas bibliográficas.

Palavras-chave


Benefício Fiscal; Direito; Economia; Extrafiscalidade; Inconstitucionalidade.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e Aplicação da Constituição. São Paulo: Saraiva, 1996.

CALIENDO, Paulo. Tributação e ordem econômica: os tributos podem ser utilizados como instrumentos de indução econômica? Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2018.

CARRAZZA, Roque Antonio. ICMS. São Paulo: Malheiros, 2000.

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CARVALHOSA, Modesto. Comentários à Lei de Sociedades Anônimas. São Paulo: Saraiva, 1997. v. 3.

CATÃO, Marcos André Vinhas. Regime Jurídico dos Incentivos Fiscais. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. Teoria Geral do Tributo, da Interpretação e da Exoneração Tributária (O significado do art. 116, parágrafo único, do CTN). São Paulo: Dialética, 2003.

ELALI, André. Incentivos fiscais, neutralidade da tributação e desenvolvimento econômico: a questão da redução das desigualdades regionais e sociais. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2018.

ESTEVES, Heloísa Borges. Economia e Direito são disciplinas que lidam com problemas de coordenação, estabilidade e eficiência na sociedade. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018.

LUHMANN, Niklas. O direito da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais. Teoria Geral. Comentários aos arts. 1º a 5º da Constituição da República Federativa do Brasil. Doutrina e Jurisprudência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

NASPOLINI, Samyra H. Dal Farra; SILVEIRA, Vladmir Oliveira da. O Direito ao Desenvolvimento como Direito Humano Fundamental de Terceira Dimensão. Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2017.

PIRES, Adilson Rodrigues Pires. Práticas Abusivas no Comércio Internacional. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 25. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

RIBEIRO, Maria de Fátima; FERRER, Wakiria Martinez Heinrich. Os incentivos fiscais e os impactos da função socioeconômica dos tributos para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2017.

ROCHA, Ludiana Carla Braga Façanha; DINIZ, Márcio Augusto de Vasconcelos. A administração púbica e o princípio da confiança legítima. Disponível em: . Acesso em: 09 maio 2018.

SALAMA, Bruno Meyerhof. O que é “Direito e Economia”?: Uma introdução à epistemologia da disciplina para o Estudante, o Profissional e o Pesquisador em Direito. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018.

STIGLER, George. Law or Economics? The Journal of Law and Economics, v. 35, n. 2, Oct. 1992.

TÔRRES, Heleno Taveira. Incentivos Fiscais na Constituição e o “Crédito-prêmio de IPI”. In: DIREITO Tributário Atual - 18. São Paulo: Dialética & Instituto Brasileiro de Direito Tributário, 2005.

TÔRRES, Heleno Taveira. Desenvolvimento, meio ambiente e extrafiscalidade no Brasil. In: Pires, Manuel. Extrafiscalidade. Lisboa: Universidade Lusíada, 2011.

TORRES, Ricardo Lobo. Os Direitos Humanos e a Tributação. Rio de Janeiro: Renovar, 1995.




DOI: http://dx.doi.org/10.17765/2176-9184.2018v18n3p649-670

Indexado
REDIB; Sumários.Org; DOAJ; Ulrich’s International Periodicals Directory; Latindex; RVBI; ROAD; OCLC WorldCat

Revista Jurídica Cesumar - Mestrado
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9184 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br


ISSN 1677-6402 Versão impressa interrompida em 2019

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.