Considerações Sobre Epistemologia Jurídica

  • Judith Apda de Souza Bedê Cesumar
Palavras-chave: Direito, Pesquisa, Epistemologia, Sociedade, Right, Research, Epistemology, Society, Derecho, Investigación, Epistemología, Sociedad.

Resumo

Por muito tempo os juristas, doutrinadores e aplicadores do Direito, têm discutido a cientificidade da matéria jurídica, bem como a necessidade de melhor encaminhamento da pesquisa jurídica. Diante deste quadro, pretende-se com este artigo, discutir e destacar a importância de que se reveste a pesquisa em Ciência do Direito atual, objetivando comentar questões relativas à pesquisa e à cientificidade, objeto e método, considerando os singulares traços do Direito, os quais não podem ser olvidados. Ainda, pretende-se demonstrar que o fortalecimento da pesquisa com aplicação prática poderá contribuir para uma efetivação da cientificidade e do conhecimento.

Biografia do Autor

Judith Apda de Souza Bedê, Cesumar
Mestranda em Direito da Personalidade pelo Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Docente de Comunicação e Investigação Científica no Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. E-mail: judithbede@cesumar.br
Publicado
2008-12-30
Seção
Doutrinas