Comportamento de Risco para Doenças Cardiovasculares em Acadêmicos de Educação Física

  • Adriana Gentilin Cavalaro Centro Universitário de Maringá
  • Sonia Maria Bertolini Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Palavras-chave: Fatores de Risco Cardiovasculares, Qualidade de Vida, Doenças Cardiovasculares, Cardiovascular Risk Factors, Quality of Life, Cardiovascular Diseases.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo traçar um perfil dos acadêmicos de educação física em relação aos fatores de risco para doenças cardiovasculares, bem como observar a influência da formação acadêmica na mudança de possíveis comportamentos frente a esses fatores de risco. Os dados obtidos foram coletados de 62 alunos com idade entre 17 e 43 anos, sendo 33 ingressantes (1º ano) e 29 concluintes (4º ano) do curso de educação física de um estabelecimento de ensino superior de Maringá – Paraná. Inicialmente foi aplicado um questionário para coleta dos dados pessoais, classificação do estado de saúde, tabagismo, etilismo, nutrição, prática de atividade física, lazer, sono e estresse. Em seguida, foram verificados e registrados dados antropométricos como peso, altura, circunferência da cintura e quadril, além da pressão arterial, frequência cardíaca de repouso, e ainda procedeu-se o cálculo do IMC. Foram considerados hipertensos os indivíduos que apresentavam pressão sistólica maior que 14 mmHg e/ou pressão diastólica maior que 90 mmHg. Verificou-se baixa prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares entre os acadêmicos pesquisados, não existindo diferenças significativas entre os ingressantes e concluintes. Conclui-se com este estudo que as informações obtidas dos universitários durante o curso de graduação sobre os fatores de risco para doenças cardiovasculares contribuem para a manutenção de hábitos que determinam uma melhor qualidade de vida e a formação de um profissional multiplicador das boas condições de saúde para a população.

Biografia do Autor

Adriana Gentilin Cavalaro, Centro Universitário de Maringá
Especialista em Atividade Física e Saúde. E-mail: adriana_cavalaro@hotmail.com
Sonia Maria Bertolini, Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Docente da Universidade Estadual de Maringá - UEM e do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. E-mail: smmgbertolini@cesumar.br
Publicado
2009-08-12
Seção
Artigos Originais