Indicação da Fisioterapia Ambulatorial para Neonatos Pré-Termo

  • Dora Castro Agulhon Segura Universidade Paranaense – UNIPAR
  • Fabiano Carlos do Nascimento Universidade Paranaense – UNIPAR
  • Maria Clara Bezerra Calabresi Universidade Paranaense – UNIPAR
  • Laura Barbieri Céron Universidade Paranaense – UNIPAR
Palavras-chave: Prematuro, Reabilitação, Fisioterapia.

Resumo

A fisioterapia demonstra através de pesquisas o quanto suas técnicas beneficiam neonatos pré-termo. Seu tratamento inicia na UTI e deve prosseguir em nível ambulatorial, porém é notório que a maioria das crianças continua o tratamento tardiamente, portando deficiências que poderiam ser tão prontamente evitadas. Desta forma, objetivo deste estudo foi descrever sobre a indicação de tratamento fisioterapêutico ambulatorial precoce. Assim, 20 pais de crianças nascidas pré-termo na cidade de Toledo - PR, que estavam em tratamento fisioterapêutico em clínicas especializadas, entre os meses de maio a julho de 2009, responderam um questionário fechado sobre os aspectos da indicação e o nível de satisfação adquirido com o tratamento. Os resultados demonstraram que apenas 10% das crianças deram continuidade ao tratamento ambulatorial após alta hospitalar, obtendo melhor prognóstico. Ainda, 85% dos pais descreverem estar satisfeitos com o tratamento executado, concluindo que a indicação precoce e a continuidade da conduta garantem um desenvolvimento mais satisfatório.

Biografia do Autor

Dora Castro Agulhon Segura, Universidade Paranaense – UNIPAR
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – UNIPAR. E-mail: dora@unipar.br
Fabiano Carlos do Nascimento, Universidade Paranaense – UNIPAR
Mestre em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – UNIPAR. E-mail:
Maria Clara Bezerra Calabresi, Universidade Paranaense – UNIPAR
Fisioterapeuta graduada em Fisioterapia pela Universidade Paranaense – UNIPAR. E-mail:
Laura Barbieri Céron, Universidade Paranaense – UNIPAR
Fisioterapeuta graduada em Fisioterapia pela Universidade Paranaense – UNIPAR. E-mail:
Publicado
2010-09-17
Seção
Artigos Originais