Importância da Equipe Multidisciplinar no Tratamento e Proservação de Fissuras Labiopalatinas

  • Renata Fernandes Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • Marli Aparecida Defani Universidade Estadual de Maringá - UEM
Palavras-chave: Fissura Labial, Fissura Palatina, Tratamento, Equipe de Assistência ao Cliente

Resumo

As anomalias craniofaciais mais comuns são as fissuras do lábio superior e do palato. As fissuras causam várias alterações que comprometem a fala, a estética, o posicionamento dentário, a deglutição, e podem provocar comprometimento auditivo. O tratamento é complexo, dependendo do grau de acometimento e pode durar até a idade adulta. A reabilitação funcional, estética e social deve ter início precocemente e ser acompanhada por equipe multiprofissional até seu total desenvolvimento. Esse trabalho objetiva proporcionar um conhecimento geral amplo aos profissionais da área da saúde a respeito das dificuldades que portadores de fissuras labiopalatinas apresentam em vários aspectos enfatizando a importância de uma equipe multiprofissional no diagnóstico precoce, tratamento e proservação destas alterações. Para a presente pesquisa realizou-se levantamento bibliográfico a partir de livros e publicações científicas vinculadas a bases de dados referenciadas. Espera-se que o presente trabalho forneça uma importante contribuição para que profissionais de diferentes áreas possam em conjunto, realizar diagnóstico, planejamento e tratamento adequados para cada tipo de fissura labiopalatina considerando as peculiaridades de cada caso.

Biografia do Autor

Renata Fernandes, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Graduação em Odontologia e Pós-Graduação em Endodontia pelo Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; Pós-Graduação em Anatomia e Histologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Mestranda em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; E-mail: dra.renatafernandes@hotmail.com
Marli Aparecida Defani, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; Docente do Departamento de Ciências Morfológicas da Universidade Estadual de Maringá - UEM.
Publicado
2013-02-08
Seção
Artigos de Revisão