Análise Reflexiva Sobre os Benefícios da Hidroginástica para a Saúde de Pessoas Idosas

  • Lélia Lessa Teixeira Pinto
  • Ilca morbeck Dias
  • Ramon Missias Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Hidroginástica, Idoso, Saúde da Pessoa Idosa

Resumo

As transformações demográficas iniciadas no último século nos mostram uma expectativa de vida cada vez maior, o que caracteriza o aumento da população idosa, evidenciando-se a importância de garantir aos idosos não só uma sobrevida maior, mas também uma boa qualidade de vida. Nesse sentido, objetivou-se nesse estudo desenvolver uma análise reflexiva a cerca da trajetória histórica da hidroginástica, ressaltando suas características gerais e os benefícios dessa prática para a saúde de pessoas idosas. Trata-se de uma revisão de literatura, com delineamento qualitativo, de cunho descritivo e analítico nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde. Desse modo, desenvolveram-se três eixos temáticos, a saber: trajetória histórica da hidroginástica; aspectos gerais da hidroginástica; e, hidroginástica para pessoas idosas. O presente estudo permitiu uma reflexão sobre a história da hidroginástica e os benefícios ocasionados por sua prática na vida de uma pessoa idosa. A prática regular de hidroginástica estabelece uma relação com uma vida saudável, resultando em melhorias fisiológicas, psicológicas e sociais.

Biografia do Autor

Lélia Lessa Teixeira Pinto
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB; Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Uberaba, MG, Brasil.
Ilca morbeck Dias
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus Jequié, BA, Brasil.
Ramon Missias Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB; Docente do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus Jequié, BA, Brasil.
Publicado
2014-08-18
Seção
Promoção da Saúde