Substrato Neural das Funções Mentais: Relação Anatômica e Funcional Evidenciada a Partir de Pesquisas com Neuroimagem Funcional

  • Silvana Regina de Melo Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Patricia Ribeiro Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Neuroanatomia Funcional, Neuroimagem Funcional, Ressonância Magnética Funcional

Resumo

Um dos grandes desafios da neurociência é encontrar o substrato neural das funções mentais. Este processo teve início no século XVII, mas foi no século XX que a ciência voltou-se para a tentativa de relacionar área e função cerebral, alavancada pelo desenvolvimento de técnicas denominadas neuroimagem funcional. A quantidade de pesquisas utilizando esta técnica cresce vertiginosamente em várias áreas da ciência, e por isso, este estudo teve como objetivo identificar na revista brasileira Scientific American - Mente & Cérebro, as publicações relacionadas às pesquisas de neuroimagem publicadas entre 2008 a 2011. Uma das dificuldades encontradas foi localizar algumas estruturas anatômicas citadas pelos autores devido à falta de normatização da terminologia anatômica. Apesar dos problemas detectados procurou-se destacar as diferentes descrições funcionais para algumas áreas: à ìnsula atribui-se, percepção interorreceptiva, pensamento autorreferencial, controle da atenção, capacidade de previsão relacionada à preocupação, prazer ao realizar ação considerada boa pela sociedade (doação) e senso de justiça. Ao córtex orbital posterior atribui-se satisfação de necessidades primárias como sexo, enquanto ao córtex orbital anterior, desejos secundários como reconhecimento social, irritabilidade, impulsividade e sensação de prazer. Deve-se ter cautela na análise dos resultados pois as pesquisas mostram que uma determinada função mental ativa simultaneamente diferentes áreas.

Biografia do Autor

Silvana Regina de Melo, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Doutora em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo - USP, Docente de Anatomia Humana do Departamento de Ciências Morfológicas da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá - PR.
Patricia Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá
Acadêmica do Curso de Especialização em Anatomia e Histologia: Métodos de Ensino e Pesquisa do Departamento de Ciências Morfológicas da Universidade Estadual de Maringá– UEM, Maringá - PR.
Publicado
2014-03-25
Seção
Artigos de Revisão